A quantidade de público que visitou o Boulevard Olímpico nesse fim de semana levou a Prefeitura do Rio a montar um esquema especial de deslocamento para os próximos dias no local, situado na Zona Portuária da cidade. De acordo com o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, a região recebeu 150 000 visitantes no sábado e no domingo.
Para evitar a concentração do público no trecho ao lado do Primeiro Distrito Naval, onde a pista é mais estreita, da próxima quinta (18) até domingo (21), a movimentação dos visitantes será da Praça XV em direção à Praça Mauá. Se, mesmo assim, houver concentração de pessoas em um só trecho, a prefeitura poderá adotar um esquema de “pare e siga” para orientar os passantes.“
+ Avenida Rio Branco será fechada na quinta (16) e no fim de semana
O secretário anunciou que a prefeitura também vai aumentar o número de funcionários responsáveis por orientar os visitantes sobre o fluxo no Boulevard Olímpico. A Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro, ficará com o trânsito interrompido da Praça Mauá até a Rua Nilo Peçanha, para melhorar a circulação dos visitantes, especialmente para quem quiser visitar a Pira Olímpica, próxima à Igreja da Candelária, ou ir direto para a Praça Mauá e ao outro trecho do Boulevard Olímpico, onde estão os armazéns. Lá funcionam a Casa Brasil, as instalações da Coca-Cola e da NBA, liga de basquete americano, e o mural do artista Eduardo Kobra.
O secretário-executivo de Governo da prefeitura, Rafael Picciani, reforçou o pedido para que a população utilize o transporte público. A recomendação é que os passageiros desembarquem na estação Carioca e daí sigam para a Praça XV para começar o passeio pelo boulevard.
O trânsito na região do Maracanã também terá alterações nos próximos dias. O tráfego será interrompido em vias próximas ao estádio nesta quarta (17) por causa do jogo de futebol masculino. O esquema é semelhante ao adotado para a Copa do Mundo, segundo o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RJ). Na quinta (18) e sábado (20), haverá alterações em Copacabana para a realização das provas de triatlo. Antes, nos dias 17 e 19 haverá interdições para que os atletas da modalidade conheçam o percurso.