A Caixa Cultural apresenta, a partir desta quarta (28), o seminário Fragmentos do discurso amoroso: reflexões e inspirações. Inspirado na obra do filósofo e crítico literário Roland Barthes, o evento reunirá, até sexta (30), expoentes dos meios acadêmico e intelectual brasileiros, como Affonso Romano de Sant’Anna, Roberto Corrêa dos Santos, Clara Averbuck, Xico Sá, Mirian Goldenberg e Jean Wyllys. Nos encontros, distribuídos em três mesas, os convidados debaterão as mudanças ocorridas nas últimas décadas em relação ao discurso amoroso e seu reflexo na sociedade contemporânea.
Fragmentos de um discurso amoroso é umas das principais obras de Barthes. Lançado no final da década de 1970, o livro chegou como um manifesto do autor em prol do amor. A partir deste pensamento filosófico, o evento discutirá o tema sob diferentes pontos de vista. As mesas acontecem sempre às 18h30.
Na quarta (28), o escritor Affonso Romano de Sant’Anna e o professor Roberto Corrêa dos Santos buscam, na literatura, as fontes para lançar um olhar investigativo sobre o amor na mesa Literatura: o discurso amoroso hoje. Na quinta (29), o debate reunirá os escritores Clara Averbuck e Xico Sá para tentar desmistificar a ideia de “guerra dos sexos” e discutir os novos papéis ocupados por homens e mulheres nos relacionamentos contemporâneos. No último dia, para discutir o tema Gênero: barreiras impostas?, os convidados são a antropóloga Mirian Goldenberg e o deputado federal e escritor Jean Wyllys. Os debatedores conversarão sobre o fortalecimento do movimento LGBT e a posição social da mulher e do homem nas relações contemporâneas, assuntos que estão reconfigurando as estruturas familiares brasileiras.
A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início das palestras. Mais informações pelo telefone 3980-3815.
Confira abaixo a programação completa:
28 de maio (quarta-feira)
Literatura: o discurso amoroso hoje
Debatedores: Affonso Romano de Sant’Anna e Roberto Corrêa dos Santos
Mediação: João Faria, professor e tradutor de língua francesa. Doutor em Estudos de Literatura pela UFF.
29 de maio (quinta-feira)
Cotidiano: conversa (in)formal
Debatedores: Clara Averbuck e Xico Sá
Mediação: Ana Domingues, historiadora, professora e arte-educadora.
30 de maio (sexta-feira)
Gênero: barreiras impostas?
Debatedoras: Mirian Goldenberg e Jean Wyllys
Mediação: João Vitor Rodrigues, professor e Mestre em Comunicação Social.