Continua após publicidade

Calendário da vacina: Rio dá continuidade à imunização contra a gripe e a Covid

Cariocas a partir de 57 anos que tomaram a segunda dose há três meses ou mais podem retornar aos postos de saúde para receber a dose de reforço

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 dez 2021, 12h25 - Publicado em 13 dez 2021, 12h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após retornar na última sexta (10), a vacinação contra a gripe segue nos postos de saúde do Rio nesta semana para todos com mais de 6 meses de idade. Já a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 será destinada de segunda (13) a sábado (18) para os cariocas a partir de 57 anos que tomaram a segunda dose há três meses ou mais. Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose com cinco meses ou mais de intervalo também podem retornar aos postos.

    + Montada com frascos de vacina, árvore de Natal em Santa Teresa bomba na web

    A primeira dose contra a Covid continua sendo aplicada para pessoas a partir de 12 anos que ainda não se vacinaram contra a doença. Quanto à segunda, as unidades seguem vacinando conforme o intervalo de cada fabricante – doze semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer. Segundo o Painel Covid-19 da prefeitura, 92% da população com 12 anos ou mais já recebeu as duas doses ou dose única da vacina e 99,9% tomou a primeira ou dose única.

    Diante do aumento de casos de gripe pelo vírus Influenza A, o município abriu novos postos para o atendimento dos infectados na última semana. Na sexta (10), foi inaugurado o terceiro centro para os pacientes com síndrome gripal na Vila Olímpica Felix Miele Venerando, em Honório Gurgel, na Zona Norte. O primeiro foi aberto na quarta (8) na Vila Olímpica do Alemão, em Ramos, e quase chegou a 500 atendimentos no primeiro dia. Outro também foi inaugurado no Parque Olímpico, na Barra, na quinta (9).

    +Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    As unidades têm capacidade para atender 1 000 pacientes diariamente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda estuda a abertura de mais dois polos de atendimento na cidade. Os centros funcionam todos os dias, das 8h às 17h, e também realizam testagem para Covid-19, já que os sintomas entre as doenças são muito semelhantes, como febre, tosse, coriza, dor de cabeça, dor do corpo, entre outros.

    Continua após a publicidade

    De acordo com dados da SMS, 23 000 casos de gripe foram registrados nas últimas semanas no município.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.