A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho. A secretaria de Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre o público-alvo da campanha no estado do Rio. Apenas 24% das crianças foram imunizadas. Entre as gestantes, a situação também preocupa: 35% tomaram a vacina. No caso dos idosos, houve maior adesão, já que 58% do grupo se imunizou. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. Até agora, 47% do estado tomou a vacina.
Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.
As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 22 de maio deste ano, registrou-se 384 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, dos quais nove foram causados pelo vírus H1N1 e 19 pelo vírus H3N2. No mesmo período, foram notificados 39 óbitos por SRAG, dos quais três por H3N2 e um por H1N1.