Campanha de vacinação contra a gripe chega à última semana no Rio
Secretaria municipal de Saúde lembra que não há intervalo entre as vacinas contra a Covid-19 e a influenza, exceto para crianças com comorbidades
Até sábado (4), todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para imunização contra influenza podem ser vacinadas no Rio. Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 4 de abril, e a Secretaria municipal de Saúde lembra que não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidade, que devem aguardar um período de 14 dias entre as vacinas.
+ Taxa de positividade para testes de Covid-19 dobrou no último mês no Rio
Para se imunizar, é solicitado comparecer aos postos de saúde portando, sempre que disponível, documento de identificação e caderneta de vacinação. Será preciso apresentar documento que comprove fazer parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, como laudo médico para a confirmação da comorbidade e documento funcional para os grupos profissionais atendidos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O imunizante contra influenza é atualizado anualmente para proteger contra as cepas que mais circularam no Hemisfério Sul nos meses anteriores. Por isso, mesmo quem já tomou a vacina da gripe em anos anteriores deve receber nova dose em 2022. A vacina ofertada pelo SUS este ano permanece trivalente, estimulando a imunidade contra uma linhagem de influenza B, a Victoria; e duas cepas de influenza A, a H1N1 e a H3N2 Darwin, que causou o surto no município do Rio no final do ano passado.