Continua após publicidade

Conheça o cão-robô, novo integrante da equipe de segurança do Rock in Rio

Evento contará ainda com 2.000 vigilantes, 130 câmeras de segurança, drones automatizados, software de reconhecimento facial e outros recursos

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 ago 2022, 15h00
Foto mostra cão-robô amarelo
Yellow: 'cão' motorizado é usado para vigilância das condições do evento (./Divulgação)
Continua após publicidade

Com a expectativa de receber mais de 700.000 pessoas nos dias 2 a 4 e 8 a 11 de setembro, o Rock in Rio 2022 contará com novos recursos tecnológicos este ano para reforçar a segurança do festival. Uma das novidades será o monitoramento da Cidade do Rock por um cão-robô, o chamado Yellow, criado pela empresa Boston Dynamics.

+ Milícia que domina a Zona Oeste tem fornecedor de armas dos EUA

O vigilante robótico de quatro patas, que também foi utilizado nos eventos Mutua Madrid Open e Rock in Rio Lisboa 2022, chega pela primeira vez ao Brasil para para coletar dados do ambiente por meio de tecnologia 5G e detectar eventos suspeitos, como incêndios e outras situações de risco.

As informações serão reportadas em tempo real aos agentes de monitoramento presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro, empresa responsável pela segurança do evento há 11 anos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O plano de segurança para os sete dias de festival também contempla a atuação de 2.000 vigilantes especialistas em grandes eventos e 25 condutores para os cães treinados. Serão ainda instaladas 130 câmeras de segurança (entre dome, fixa e fish eye), duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 câmeras corporais e software de reconhecimento facial.

Segurança fora do evento

Em coletiva de imprensa nesta segunda (29),  representantes Polícia Militar e Civil anunciaram o esquema de segurança para o Rock in Rio 2022. O festival terá policiamento 24 horas, com atuação de mais de 1.100 agentes, sendo 570 apenas na cidade do Rock e outros 240 para reforçar as delegacias próximas ao evento.

+ O tempo virou: nova frente fria faz temperatura cair para 14 graus no Rio

Continua após a publicidade

Agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca), 32ª DP (Taquara), a delegacia do Recreio dos Bandeirantes, a Delegacia de Atendimento ao Turista, no Leblon, na Zona Sul, e Agentes de Delegacias de Atendimento à Mulher vão fazer parte dos reforços do evento.

Os casos ligados ao Rock in Rio serão atendidos exclusivamente na 42ª DP (Recreio) durante os dias de evento, mas haverá também uma delegacia instalada dentro da Cidade do Rock.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A Polícia Civil também afirmou que tem realizado ações de inteligência e monitorando as redes sociais para identificar quadrilhas e evitar casos como fraudes de credenciamento e roubos de celulares.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.