Com a expectativa de receber mais de 700.000 pessoas nos dias 2 a 4 e 8 a 11 de setembro, o Rock in Rio 2022 contará com novos recursos tecnológicos este ano para reforçar a segurança do festival. Uma das novidades será o monitoramento da Cidade do Rock por um cão-robô, o chamado Yellow, criado pela empresa Boston Dynamics.
+ Milícia que domina a Zona Oeste tem fornecedor de armas dos EUA
O vigilante robótico de quatro patas, que também foi utilizado nos eventos Mutua Madrid Open e Rock in Rio Lisboa 2022, chega pela primeira vez ao Brasil para para coletar dados do ambiente por meio de tecnologia 5G e detectar eventos suspeitos, como incêndios e outras situações de risco.
As informações serão reportadas em tempo real aos agentes de monitoramento presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro, empresa responsável pela segurança do evento há 11 anos.
O plano de segurança para os sete dias de festival também contempla a atuação de 2.000 vigilantes especialistas em grandes eventos e 25 condutores para os cães treinados. Serão ainda instaladas 130 câmeras de segurança (entre dome, fixa e fish eye), duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 câmeras corporais e software de reconhecimento facial.
Segurança fora do evento
Em coletiva de imprensa nesta segunda (29), representantes Polícia Militar e Civil anunciaram o esquema de segurança para o Rock in Rio 2022. O festival terá policiamento 24 horas, com atuação de mais de 1.100 agentes, sendo 570 apenas na cidade do Rock e outros 240 para reforçar as delegacias próximas ao evento.
+ O tempo virou: nova frente fria faz temperatura cair para 14 graus no Rio
Agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca), 32ª DP (Taquara), a delegacia do Recreio dos Bandeirantes, a Delegacia de Atendimento ao Turista, no Leblon, na Zona Sul, e Agentes de Delegacias de Atendimento à Mulher vão fazer parte dos reforços do evento.
Os casos ligados ao Rock in Rio serão atendidos exclusivamente na 42ª DP (Recreio) durante os dias de evento, mas haverá também uma delegacia instalada dentro da Cidade do Rock.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Polícia Civil também afirmou que tem realizado ações de inteligência e monitorando as redes sociais para identificar quadrilhas e evitar casos como fraudes de credenciamento e roubos de celulares.