Um carioca viralizou no X (antigo Twitter) com uma proposta inusitada: passear por todas as estações de metrô do Rio e fazer uma avaliação sincera. Identificado como Paulo Albuquerque, o usuário fez um “fio” com suas percepções sobre cada parada, da Zona Oeste à Zona Norte da cidade, incluindo aspectos como limpeza, distância, arquitetura e comércio.
+ Governador ameaça atrasar salário de servidores por conta de dívida
A primeira publicação, que ganhou 4,8 milhões de visualizações, começa pela estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. “Fede a mijo e é tenebrosa de quente. Muito barulho, além da arquitetura cafona”, lista Paulo. A parada seguinte, São Conrado, escapa da avaliação severa e recebe elogios: “Acho uma estação interessante e compacta. Ela mostra a que veio. Uma estação elegante até”.
Gente, hoje eu resolvi passear.
E meu passeio foi visitar e avaliar TODAS as estações de metrô do Rio de Janeiro.
Começando pelo Jardim Oceânico na Barra da Tijuca:
-Fede a mijo e é tenebrosa de quente.
-Muito barulho, além da arquitetura cafona. pic.twitter.com/XV0cnnEmkm
— Paulo Albuquerque (@Albu_querq) October 3, 2023
A maior parte das outras estações da Linha 1 também virou alvo de críticas, algumas bem duras. Antero de Quental, no Leblon, por exemplo, é descrita como uma estação onde passa “só gente feia e apressada”. Já Siqueira Campos, em Copacabana, causou medo no “sommelier” de metrô: “Parece que eu estou dentro de um sarcófago”, escreveu.
Para o usuário, o Flamengo é uma estação “inútil a pampa”, enquanto o Largo do Machado “parece que sempre precisa de uma limpeza”. Na Central do Brasil, é “onde tudo acontece”. “Se der mole, levam até tua calcinha”, afirmou Paulo. Já na Zona Norte, a Afonso Pena ganhou o título de “super cafona”. “Esse azulejo ridículo. Awful (horrível, em inglês)”, opinou.
Outras estações também foram elogiadas, como General Osório, em Ipanema. “Na minha humilde opinião, a estação mais bonita da cidade. Iluminação fantástica, estação prática e bem localizada”, escreveu.
+ Recorde de votos: saiba quem são os conselheiros tutelares eleitos no Rio
Alguns internautas alertaram para incongruências nas avaliações. “Cadê a estação Uruguaiana? E como não falou dos 15 minutos que se passa andando dentro da General Osório até chegar no metrô?”, questionou um perfil. “Onde que general Osório é prática? Sobe escada rolante umas 4 vezes, fora a esteira! Para sair da plataforma demora uns 5 minutos!”, comentou outro usuário.
Após grande repercussão das publicações, o internauta decidiu partir para uma segunda parte, em que se aventurou pelas estações da Linha 2. Desta vez, levou sua esposa para acompanhá-lo no passeio. “Gente, a pedido dos pobres, tive que passear na linha 2 do metrô do Rio agora à noite”, brincou o usuário.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em cada estação, Paulo Albuquerque fez questão de registrar uma foto, com exceção da estação Triagem, em Benfica. “Tinha um sujeito praticando assaltos à mão armada na região”, justificou.
Gente, a pedido dos pobres, tive que passear na linha 2 do metrô do Rio agora a noite.
Levei minha esposa C. Albuquerque para o passeio.
Pavuna, Pavuna:
-O interior entrou em contraste com o cenário de filme de terror que é o entorno da estação, ou seja, agradável. https://t.co/ry77t6TR8M pic.twitter.com/QSGjTzfNhV
— Paulo Albuquerque (@Albu_querq) October 4, 2023