A consulta pública sobre a proibição de celulares nas escolas realizada pela Secretaria Municipal de Educação apontou um total de 83% de respostas a favor da proibição, e 6% contrárias, sendo que 11% foram parcialmente favoráveis. A secretaria recebeu mais de 10 mil comentários.
+ Só no Rio! Noiva atravessa roda de samba para entrar em igreja
O uso do celular está proibido no Rio desde agosto, permitido apenas com a autorização dos professores, sendo os aparelhos utilizados como ferramenta de ensino.
Segundo especialistas, o celular prejudica a aprendizagem e a concentração. “Os números mostram o grande interesse pela discussão e o quanto a sociedade está consciente da importância do tema. Ninguém é contra o uso da tecnologia na educação, mas ela precisa ser utilizada de forma consciente e responsável“, disse Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O banimento dos celulares nas salas de aula leva em consideração diversos estudos como o do PISA, a maior avaliação mundial de estudantes e realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o estudo, 65% dos alunos relataram que ficam distraídos com o uso de dispositivos digitais, e 45% disseram que se sentem nervosos ou ansiosos se os telefones não estão perto.