A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização às 6h desta terça (20) devido aos registros de chuva acima de 5 milímetros em 1 hora nas estações Jardim Botânico, Laranjeiras e Santa Teresa. Este é o segundo nível em uma escala de cinco que aponta os riscos de ocorrências de alto impacto. E a chuva não deve dar trégua para os cariocas tão cedo. Segundo o Sistema Alerta Rio, a tendência é que o tempo instável permaneça no município nos próximos dias.
+ VLT Carioca tem novo trajeto entre o Santos Dumont e a Cidade do Samba
O que explica essa instabilidade é a formação e da atuação da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno típico do verão que potencializa as nuvens já carregadas de chuva. A Marinha do Brasil também alerta sobre a ressaca na orla carioca. Até as 15h de quarta (21), ondas de 2,5 a 3 metros de altura podem atingir o litoral.
Na quarta (21), estão previstos ventos menos intensos e a redução dos acumulados de chuva. Ainda poderá chover a qualquer momento do dia e a estimativa média de precipitação é de 15 mm neste dia. Há previsão de chuva isolada a qualquer momento do dia também na quinta (22). A estimativa média de chuva é de 10 mm neste período.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já na sexta (23) e no sábado (24), véspera de Natal, o céu terá nebulosidade variada, mas a chuva deverá cessar. As temperaturas mínimas podem chegar a 15ºC, enquanto as máximas podem atingir 29ºC e 31ºC, respectivamente.