Carnaval: TV Globo ainda aguarda OK da Liesa para desfiles em julho
Emissora tem exclusividade na transmissão do evento e só o colocará na grade quando a Liga der certeza de sua realização, que depende da vacina
Na última segunda (16), representantes das escolas do Grupo Especial decidiram, em plenária na Liesa, que os desfiles no Sambódromo aconteceriam nos dias 11 e 12 de julho de 2021 – desde que a vacina contra a Covid-19 já esteja sendo aplicada em larga escala. O anúncio foi recebido com festa pela comunidade carnavalesca, mas a verdade é que ainda não há nada definido. Sobram incertezas neste cenário.
‘PSOL vai levar pedofilia às escolas com o Paes’, diz Crivella; veja vídeo
A vacina é o ponto inicial das decisões que serão tomadas, e a TV Globo, maior parceira comercial da Liga e dona da exclusividade na transmissão dos desfiles até 2025, precisa concordar com a data proposta pela Liesa para que a festa aconteça no período planejado. Oficialmente, nada andou em relação a esta data proposta.
Veja Rio Recomenda: arte negra, cinema francês e nova exposição
“A Globo, como detentora dos direitos de transmissões do Carnaval, aguarda o anúncio oficial da Liesa sobre os desfiles para então planejar sua cobertura”, afirmou a VEJA RIO o departamento de comunicação da TV, que injeta R$ 2 milhões anuais em cada escola de samba do Grupo Especial.
Projeto de lei que regulamenta mesas e cadeiras na rua é aprovado
A grande questão é que não há previsão para a oficialização das datas. Presidente da Liesa, Jorge Castanheira diz que só será possível fazer este anúncio quando souber com exatidão em que mês a vacina vai estar disponível para a população. “O desconhecido da doença faz com que a gente vá fazendo tudo com calma. Estamos ouvindo a ciência, em contato direto com a Fiocruz”.
Os bares vencedores do prêmio Comer & Beber 2020/2021
De acordo com Castanheira, a Globo participou virtualmente de uma reunião com a Liga, e também com representantes do governo estadual, além do deputado Dr. Luizinho (PP-RJ). Ele é autor do projeto de lei que sugere remarcar o feriado nacional de Carnaval para o período entre 9 e 12 de julho. Caso seja aprovado, unificaria as festas em todo o país – o que é visto com bons olhos pela emissora, que transmitiria o carnaval de São Paulo na sexta (9) e no sábado (10), e o do Rio, no domingo (11) e na segunda, (12), como tradicionalmente faz.
Os restaurantes vencedores do prêmio Comer & Beber 2020/2021
A Globo também precisa de tempo hábil para encaixar a transmissão dos desfiles na sua grade e ir ao mercado buscar patrocinadores. “Eles investem muito alto no Carnaval e nós estamos fazendo o que podemos para resolver tudo assim que possível, mas a vacina é essencial. Não adianta ir à frente e depois retroceder”, diz Castanheira, que vem sendo criticado publicamente por Gabriel David, conselheiro da Beija-Flor. “A Liesa é muito lenta”, diz.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui