Vem chegando o verão e a previsão é de tempo favorável para dias de sol e mar na Praia do Flamengo. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a água ali se manteve própria para o banho em 75% das coletas realizadas entre meados de junho e o final de outubro. O “brejão”, como era conhecida a região, agora tem um novo apelido: “Caribrejo”. A maré começou a mudar após as obras que desviaram o curso do Rio Carioca para o interceptor oceânico — um grande túnel que conduz o esgoto da Zona Sul para o emissário submarino. Resultado: recordes de balneabilidade, dias de mar cristalino e a chegada de uma turma que já faz dessas areias um efervescente point na cidade, como mostra a reportagem de capa desta edição.
De Laranjeiras, vem outra boa notícia: fechado desde 2018, o Mercadinho São José vai reabrir com a curadoria da Junta Local, feira de pequenos produtores que já é parte da cena gastronômica da cidade. Da Barra, os detalhes sobre a disputa entre facções criminosas, que leva insegurança à rotina dos moradores.
A Vejinha de novembro mostra ainda as oportunidades de negócios que estão surgindo no mercado imobiliário com as obras de retrofit; como a tirolesa do Pão de Açúcar e outras atrações radicais podem impulsionar o turismo de aventura na cidade; e apresenta um roteiro com as melhores atrações culturais e gastronômicas. Programa bom é o que não falta.
Fernanda Thedim
editora-chefe