Cartão Recomeçar: como funciona o golpe aplicado em vítimas da chuva
Fraude foi registrada na Baixada Fluminense por família que foi abordada por falsa funcionária do governo
Golpistas estão se valendo das tragédias das chuvas no estado para aplicar golpes com réplicas falsas do cartão Recomeçar, benefício concedido a pessoas que tiveram as casas gravemente danificadas pelos temporais que deixaram pelo menos 12 mortos.
+ Mais de 80% dos cariocas são a favor da proibição de celular nas escolas
O alerta foi feito pelo governo, sobre o envio de um cartão falso para os beneficiados, com pedidos de dinheiro para liberar o saldo. Em Queimados, na Baixada Fluminense, uma família contou que foi abordada na porta de casa por uma mulher jovem afirmando que eles tinham contemplados, e que receberiam em poucos dias os cartões definitivos. A procurou a secretaria e a tentativa de golpe foi comprovada.
O cartão Recomeçar é um benefício, que ainda não foi distribuído, para ajudar famílias em condições de vulnerabilidade por causa dos efeitos da chuva, permitindo a compra de eletrodomésticos, móveis e até materiais de construção. As prefeituras das cidades são responsáveis pelo cadastro dos moradores.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“É importante que a população só siga as informações do Governo do Estado e da prefeitura. O cartão é cadastrado através da prefeitura de seu município. O cartão é bloqueado, nominal, e não faz saque. Nós não enviamos nada pelo correio, não estamos indo nas comunidades fazer cadastro e nem entregar cartão nenhum“, afirmou Mônica Guedes, coordenadora do Cartão Recomeçar.