Mais dois casos de varíola dos macacos foram confirmados na cidade na noite desta quinta (23), pela Secretaria municipal de Saúde do Rio. São dois homens, de 25 e 30 anos, que moram na capital e sem histórico de viagem internacional ou contato próximo com viajantes. A secretaria informou, nesta sexta (24), que ambos os casos são de transmissão local. Os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), por meio da Coordenação de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) e assistidos pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) da Fiocruz.
+ Dois milhões de pessoas não tomaram nenhuma vacina contra Covid-19 no Rio
Com os dois novos casos, o município tem três casos confirmados da doença até o momento. O primeiro deles – confirmado no dia 14 de junho – foi um homem de 38 anos residente em Londres. Todos apresentam boa evolução clínica, seguem em isolamento domiciliar e em monitoramento diário, assim como os seus contatos próximos, que não apresentaram sintomas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Como a Secretaria estadual de Saúde (SES) já havia confirmado outro caso no estado, em Maricá, o estado soma quatro pacientes com a doença. O número pode aumentar para cinco, pois há ainda um caso sob investigação, em Saquarema. A SES já descartou 16 suspeitas da varíola dos macacos no Rio de Janeiro.