Mais um Castramóvel foi inaugurado no Rio nesta quarta (8), com serviço de castração gratuita para cães e gatos. O veículo adaptado é o terceiro disponibilizado pelo governo estadual e está situado no Maracanã, na Zona Norte da cidade, em frente ao portão 11 do estádio.
+ Cartórios do Rio aderem ao reconhecimento de firma digital
Outros dois polos estão em funcionamento em Irajá, na Zona Norte, e em Bangu, também na Zona Oeste. A iniciativa faz parte do programa RJPet, da Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária, Pesca e Abastecimento, e chegou à marca de 75.000 castrações realizadas desde o seu início, em dezembro de 2021. A meta do governo é alcançar 100.000 esterilizações de animais até o fim do ano.
O número “75.000” a ser castrado foi Pintado, gatinho adotado pela protetora Marcia Neves, de 55 anos. Moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Marcia afirma que cuida de 50 gatos, ao todo, o que gera um grande custo em cuidados. “Eu cuido deles com ajuda de outras pessoas e de algumas ONGs. Não haveria nenhuma condição de arcar com esta despesa. Só hoje eu trouxe cinco gatos. Isso só é possível por meio deste projeto”, diz a protetora.
Pessoas físicas têm direito a castrar um animal por mês, por CPF, enquanto os protetores podem levar oito animais mensalmente. “A castração é o método mais eficaz para reduzir o número de animais nas ruas. O atendimento do Castramóvel é agendado, e, após o procedimento, nós fornecemos o medicamento que o animal precisa tomar após a castração”, explica Camila Costa, subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro.
O serviço é disponibilizado em 70 clínicas credenciadas pelo governo, além das unidades móveis. Para agendar o procedimento, é necessário acessar o site do programa: https://rjpet.com.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui