Continua após publicidade

Cedae: abastecimento de água volta ao normal até o dia 23, diz presidente

Moradores da cidade do Rio e da Baixada começaram a reclamar, em 14 de novembro, acerca de falta de água por conta de um reparo realizado pela companhia

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 dez 2020, 12h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A crise de abastecimento da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) que atinge cerca de trinta bairros cariocas e quatro cidades da Baixada Fluminense há um mês tem data para acabar. Segundo o presidente da empresa, Edes Fernandes de Oliveira, o motor da elevatória do Lameirão chegará ao Rio na próxima sexta (18). Com isso, o abastecimento à população será normalizado até o dia 23, na próxima quarta. O anúncio ocorreu na audiência pública virtual da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta teça (15).

    +Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19 será lançado nesta quarta (16)

    Na ocasião, Edes ressaltou que o sistema da elevatória do Lameirão opera desde 1965 e nunca apresentou problemas assim. Para que o abastecimento se normalize, ele disse que organizou turnos de trabalho de 24 horas a partir da chegada do motor. “Se os prazos contratuais de reparo fossem respeitados, não estaríamos enfrentando essa situação. Estamos aprovando a compra de um motor grande e um pequeno, além de bombas para reserva e não instaladas”, justificou.

    +Covid-19: Rio é a cidade brasileira com mais mortes em duas semanas

    Moradores do Rio e da Baixada começaram a reclamar, em 14 de novembro, acerca da falta de água em função de um reparo realizado pela Cedae. A companhia fez uma manutenção em um dos motores da Elevatória do Lameirão, conjunto de aparelhos responsável pelo abastecimento dos municípios. A companhia havia informado, desde então, que por conta da complexidade do conserto, a situação poderia levar entre 20 e 25 dias para voltar ao normal.

    +Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A fim de reduzir os impactos causados ao consumidor, a Cedae anunciou que organiza uma redução automática das cobranças aos clientes afetados diretamente pela redução no fornecimento de água, de acordo com os seguintes critérios: imóveis localizados nas áreas diretamente afetadas pela redução; aqueles sem hidrômetros; aqueles com hidrômetros e faturados pelo consumo mínimo e categorias de consumo (domicílios, comércios, indústrias, públicos e tarifa social).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.