A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), empresa responsável pela distribuição de água no Grande Rio, divulgou uma nota nesta quinta (28) informando que a água tratada pela estação de tratamento do Guandu, que abastece grande parte da região metropolitana, está dentro dos padrões de potabilidade de consumo, apesar da presença de geosmina (substância produzida por algas e bactérias que tem cheiro de terra).
+Nova leva de CoronaVac e 2ª dose serão entregues aos municípios do Rio
Segundo a empresa, análises mostraram traços de geosmina em níveis muito baixos, o que explica alterações no gosto e odor. Ainda assim, a Cedae afirma que a água tratada em Guandu atende aos parâmetros do Ministério da Saúde.
“O aumento da dosagem de carvão ativado utilizado de forma contínua na entrada da estação atua na remoção da geosmina/Mib. A Cedae também monitora a quantidade e espécies de algas na lagoa e aplica a argila ionicamente modificada com o objetivo de diminuir a proliferação das algas no local. Além da adoção desses protocolos, a Companhia solicitou aos laboratórios a redução do prazo no envio dos resultados de concentração de geosmina/Mib e gosto e odor, o que confere mais agilidade na operação de controle de qualidade”, diz a nota.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Nas redes sociais, no entanto, moradores reclamam da “água com gosto de terra”.
Água com gosto de terra novamente. Tudo lindo no Rio!
— Felizardo (@ofeliizardo) January 28, 2021
Eu aprendi e ensinei que a água é inodora, insípida e incolor. Aí vem a Cedae e diz que eu estou errado 🤡.
— Léo Romano 🇿🇼 (@llpzimbabue) January 29, 2021
A sensação de fazer um café com a água do filtro da torneira e o café ficar com gosto de terra. Obrigada CEDAE pela água podre que vocês enviam e cobram caro, e por acabar com uma das coisas mais básicas que uma trabalhadora pode fazer, que é beber café.
— Lana de Holanda 🏳️⚧️🇨🇺 (@lanadeholanda) January 29, 2021
tô bebendo tanto essa água com gosto de terra q até a coca tá ficando com gosto estranho p mim
— Lena (@lena06hb) January 28, 2021
38 graus com sensação térmica de 50 e água com gosto de terra, sofre o carioca
— g (@gabicntt) January 28, 2021