A nova realidade imposta pela pandemia exige uma mudança geral de hábitos, inclusive no que diz respeito ao aproveitamento dos alimentos. De acordo com dados da FAO, braço da ONU para agricultura e alimentação, um terço de tudo o que é produzido no mundo acaba no lixo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em tempos de rever conceitos, a chef Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô, dá sete dicas de como evitar o desperdício em casa.
1- Planeje um cardápio e faça suas compras baseadas nele. Compras muito soltas podem acabar sendo esquecidas, com isso estragando e sendo desperdiçadas.
2- Se você está começando a cozinhar, seja realista. Evite receitas com ingredientes e utensílios que te deixem inseguro. Aos poucos você vai ganhando confiança.
3- Ao armazenar as compras, retire tudo da geladeira e da dispensa e coloque os novos para trás, de modo que os ítens adquiridos antes sejam usados logo.
4- Muito do que descartamos pode ser transformado: folha de beterraba pode entrar na sua salada, casca de banana vira doce, semente de abóbora vira um “topping” e talos podem ser refogados, por exemplo.
5- Picles e conservas são uma ótima opção para quem se excedeu nas compras e ainda dão um toque especial nas receitas.
6- Coisas da avó: bater cenoura no molho de tomate e beterraba no feijão são alguns truques que de quebra ainda agregam valor nutricional à sua refeição.
7- Se informe sobre o que congela bem e o que não. Congelar é uma realidade agora e é interessante entender como fazer isso de forma correta.
+ Álcool gel em excesso pode irritar a pele
+ Corridas virtuais viram tendência em tempos de quarentena