O ponto parecia perfeito para a nova versão do restaurante Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, mas nem tudo é que parece nas praças e áreas noturnas menos povoadas da Zona Sul. Moradores de rua e usuários de drogas como o crack estão acampando na porta do restaurante, e episódios de violência têm sido relatados com frequência. Depois de um cliente ter sido impedido pela situação de entrar na casa, o chef disse que pensa até em fechar o superpremiado restaurante, que ostenta uma estrela Michelin.
+ Casal gay tem portão pichado com símbolo nazista e frase homofóbica
“Botafogo está largado, sem nenhuma segurança, e virou uma cracolândia. Pensando até em fechar o Lasai”, postou o chef em seu Instagram.
Ele também compartilhou um vídeo que tem rodado nas redes socais feito pela câmera de segurança de um edifício próximo, onde uma moradora de rua com transtornos psicológicos, já famosa por incidentes na região, aparece correndo atrás de pessoas com uma pedra na mão. É a mesma mulher que dorme na porta do Lasai.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Sabemos que essas pessoas precisam de ajuda, mas não conseguimos encontrar solução. Já falei com prefeitura, guarda municipal, assistência social, mas não tenho nenhuma resposta”, afirma Rafa, que enviou um vídeo que fez para a Secretaria de Estado de Governo (Segov), de um ponto constante de consumo de drogas em frente a um imóvel abandonado no fim da Rua Conde de Irajá.