Nada de drenagem linfática, dietas milagrosas ou outro meio rápido para emagrecer. Toda vez que precisa posar para uma capa de revista, Giovanna Ewbank lança mão de sua arma secreta, o lutador Chico Salgado. É ao atleta, faixa preta de jiu-jítsu, que a atriz pede socorro quando tem de enxugar medidas e modelar os músculos antes de encarar o biquíni. “Às vésperas de uma sessão de fotos, malhamos diariamente. Em uma semana, seco uns 3 quilos”, diz a loira, que cumpre à risca o treinamento com corrida na areia, séries de abdominais e golpes de boxe ou muay thai. Dona de uma invejável barriga tanquinho e pernas muito bem torneadas, Giovanna é apenas um dos corpinhos sarados que Chico ostenta no currículo. Sua agenda se divide entre as atrizes Luma Costa e Fernanda Paes Leme, a it girl Carol Buffara e até a apresentadora Sabrina Sato, que faz questão de treinar com ele quando vem à cidade. Com garotas-propaganda como essas, a lista de espera para enfrentar as sessões de suor e pancadaria já reúne mais de trinta pessoas. “Precisei até contratar uma secretária para me organizar”, revela o treinador, que atende seus alunos das 6 da manhã às 11 da noite, de segunda a sábado. “Só os deixo descansar aos domingos”, diz Salgado.
Veja também: quem são os alunos famosos de Chico Salgado
Formado em educação física e praticante de lutas desde os 9 anos, ele viu sua carreira deslanchar depois de uma temporada de dez meses na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, em 2003. Foi trabalhando com o professor Sergio Bolão, da primeira geração de discípulos de Carlson Gracie, pioneiro na arte marcial no país, que Salgado descobriu a combinação com os exercícios aeróbicos e funcionais, já usada pelos atletas de ponta. “Voltei determinado a disseminar essa cultura no Rio”, recorda. Bruno Gagliasso, seu amigo de infância e marido de Giovanna, foi um dos primeiros a experimentar o método. Em pouco tempo, o ator emagreceu e deixou para trás os 87 quilos que carregava após interpretar um italiano na novela Passione. A competência do professor extrapolou a patota de Gagliasso, e hoje ele também é instrutor do ator Wagner Moura, do humorista Fábio Porchat e do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. Salgado treinou até mesmo o astro de Hollywood Vin Diesel quando ele veio ao Rio rodar Velozes e Furiosos 5. “Procuro descobrir o que cada pessoa curte e usar isso para estimulá-la”, explica o professor de 30 anos, que mistura aos treinos outras atividades esportivas de alto gasto calórico, como surfe e futevôlei. Cada aula, na qual se queimam até 800 calorias por hora, custa, em média, 200 reais.
Com o crescente interesse dos brasileiros pelo Ultimate Fighting Championship (UFC), campeonato criado pelo lutador Rorion Gracie, os avessos às atividades físicas passaram a enxergar na troca de sopapos uma alternativa para fugir da monotonia dos treinos convencionais, com musculação e ginástica localizada. Praticar modalidades marciais como muay thai, boxe e jiu-jítsu acabou virando moda nas academias. “Detesto puxar ferro e quando estou lutando nem sinto o tempo passar”, garante Fernanda Paes Leme. “Além de esculpir o corpo e fazer bem à saúde, a luta trabalha a disciplina, a concentração e alivia o stress. Saio revigorada depois de uma sessão de socos, chutes e joelhadas”, brinca a atriz, que perdeu 5 quilos em 45 dias para viver uma militar na novela Salve Jorge. O cenário das aulas é mais um diferencial do personal, que costuma marcar seus treinos ao ar livre, de preferência à beira da Lagoa, em bosques da Barra ou nas areias do Leblon. “Minha academia é o Rio”, diz, todo orgulhoso.