Continua após publicidade

Com direito a Boi Tolo, abertura não oficial do Carnaval lota Centro do Rio

Mais de trinta blocos deram a largada na folia de rua no Rio, que não contou com infraestrutura da prefeitura; liga divulgou carta com reivindicações

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jan 2024, 15h28 - Publicado em 8 jan 2024, 15h28
boi-tolo
Boi Tolo: trajeto do concorrido cortejo é decidido na hora (Tata Barreto/Riotur)
Continua após publicidade

Mais de trinta blocos deram a largada na folia de rua no Rio, na Abertura Não Oficial do Carnaval, que aconteceu neste domingo (7). A maioria saiu no Centro, em lugares como a Praça XV, a Praça Mauá e a Saúde, com direito ao sempre aguardado (e lendário) cortejo do Boi Tolo, que não tem trajeto pré-definido.

Vem Cá, Minha Flor, Mulheres Rodadas, Que Pena, Amor, Bloco do Zeca e Caramuela foram outros que fizeram parte da festa. Os blocos não autorizados não contam com a infraestrutura que a prefeitura oferece aos blocos, com segurança, banheiros químicos, limpeza após o desfile, agentes de trânsito, atendimento médico e ilhas de hidratação, novidade anunciada para este ano.

+ Pais de Édson Davi, que desapareceu na praia da Barra, sofrem com trotes

Houve acúmulo de lixo e cheiro forte de urina em algumas ruas. No entanto, em alguns pontos do entorno havia viaturas da polícia militar. Na última quinta (4), os perfis da Desliga dos Blocos e do Boi Tolo divulgaram a Carta Coletiva dos Blocos Livres, exigindo infraestrutura para todos os blocos da cidade e fazendo outras reivindicações.

View this post on Instagram

A post shared by @desligadosblocos

Continua após a publicidade

A prefeitura recebeu um recorde de pedidos de blocos para desfilar em 2024: foram 698. Mas somente 453 foram autorizados, três a menos que no ano passado. O Carnaval dos cortejos oficiais começa no próximo fim de semana, com oito blocos.

Com um público de mais de cinco milhões de pessoas, em 2023, os blocos movimentaram mais de um bilhão de reais. O Carnaval ao todo movimentou 4,5 bilhões de reais, sendo o evento mais importante para a cidade.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.