A cidade do Rio registrou um novo recorde de temperatura nesta quarta (17): os termômetros marcaram 41,8ºC em Guaratiba, na Zona Oeste, às 11h30. Foi a maior temperatura registrada em 2024 até o momento, superando a marca atingida na terça (16), de 40,7ºC, no mesmo bairro. Já a sensação térmica chegou a 59,5ºC na mesma estação meteorológica, às 11h45. Trata-se da segunda maior sensação térmica observada ao longo da série histórica do Sistema Alerta Rio (desde 2014). Ela chegou bem perto da mais elevada do ranking: 59,7ºC, registrada em 18 de novembro de 2023. Lembrando que a sensação é calculada por meio de uma equação matemática, que considera variáveis como umidade relativa do ar e temperatura.
Segundo o Alerta Rio, a cidade sente os reflexos de uma massa de ar quente que tem prolongado sua atuação por essas praias. Há também influência do El Nino, fenômeno de aquecimento das águas do pacífico que afeta o clima no Brasil, causando temperaturas acima da média no Sudeste. Meteorologistas destacam também que Guaratiba, bairro que vem quebrando recordes consecutivos de temperatura, registra máximas logo pela manhã por ser uma região próxima do oceano, com alto índice de umidade e influência de ventos quentes de quadrante norte.
+ Caso Brent: suspeito de matar galerista americano é preso em Minas Gerais
Para se proteger do calor, a Secretaria municipal de Saúde indica que os cariocas se hidratem bastante, evitem atividades ao ar livre entre 10h e 16h, usem protetor solar, roupas leves, entre outras dicas. Nesta quinta (18), o dia também começou quente e com máxima prevista de 40ºC. O tempo, no entanto, vai virar a partir da tarde, com possibilidade de chuva acompanhada por raios. Pancadas de chuva e o declínio das temperaturas na cidade estão previstos até segunda (22). Saiba mais aqui.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui