O verão começa oficialmente nesta sexta (22), mas a Comlurb lançou nesta quinta (21) a operação Praia Limpa, marcando o reforço da atuação da Companhia de Limpeza Urbana na orla do Rio para a nova estação. A ação mobiliza diariamente, além dos 600 garis que já trabalham nas praias, mais 490 profissionais, totalizando 1.090 distribuídos nos 56 quilômetros de areias no litoral da cidade.
+ Onde comprar o cartão especial do metrô do Rio para o Réveillon 2024
A grande novidade deste ano é o desafio que será lançado pela Comlurb com voluntários, pelo descarte correto de resíduos. A atividade terá a participação do carismático gari Renato Sorriso. Estão sendo fechadas parcerias com ONGs, empresas e grupos de atletas de beach tênis para promover mutirões de limpeza nas areias e eventos que estimulem banhistas a darem o destino correto ao lixo.
As equipes de garis trabalham em até três turnos na limpeza das praias, incluindo noite e madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas no dia seguinte. O serviço na areia, nos calçadões e na ciclovias foi incrementado com os novos tratores de praia, com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, numa limpeza mais minuciosa, higienizando a área e contribuindo com a redução de impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção a micro-organismos, retira resíduos de menor tamanho. O equipamento não era usado na limpeza das praias há seis anos. Com a aquisição, a Comlurb afirma que vai voltar a ter o padrão existente até 2016.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A empresa também disponibiliza 1.650 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, caixas metálicas maiores, de 1.200 litros, e papeleiras (cestos laranjas fixados nos postes). O grupo de conscientização Chegando de Surpresa, composto de garis, participa da Praia Limpa, com campanhas de orientação aos banhistas e distribuição de sacolas de material reciclável para recolhimento de resíduos gerados na praia.