A Comlurb removeu 26,3 toneladas de resíduos após o show gospel Esperança Rio, que aconteceu neste sábado (11), na Praia de Copacabana. O evento, que contou com cantores nacionais e internacionais, foi organizado por mais de quatro mil igrejas e reuniu milhares de pessoas que chegavam em caravanas de fieis em frente ao palco, localizado na Avenida Atlântica, na altura da Rua Rodolfo Dantas. Foram 150 ônibus só com crianças e cerca de 400 no total. Para receber esse público, um trecho da Avenida Atlântica precisou ficar interditado até o fim do show, por volta das 21h30, o que deu um nó no trânsito da região.
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“Esse foi um evento de grande porte, compatível com os maiores da cidade, como Réveillon e Rock in Rio. Seguimos à risca o planejamento operacional e, com a expertise que já é tradição da nossa empresa, acabou dando tudo certo. Quem chegou à praia na manhã deste domingo (12) já encontrou tudo limpo e livre de qualquer tipo de resíduo, inclusive nas ruas do entorno” disse Flávio Lopes, presidente da Comlurb.
O serviço da companhia de limpeza urbana teve início às 7h de sábado (11), com a pré-limpeza, e se estendeu até as 23h, para garantir que toda a praia amanhecesse limpa para a chegada dos frequentadores, no domingo (12). Para isso, a Comlurb atuou com 347 trabalhadores, sendo 305 garis. Foram realizados os serviços de distribuição de contêineres, limpeza da areia, varrição de pistas, calçadão e ciclovia, varrição mecanizada, lavagem hidráulica com água de reúso, hipoclorito e detergente, e limpeza de papeleiras, em todos os pontos da orla, incluindo vias do entorno, no trecho entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Figueiredo Magalhães.
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A companhia utilizou parte da frota de cerca de 300 veículos e equipamentos recém-adquiridos e anunciados pelo prefeito Eduardo Paes em março, que visam a dar um maior dinamismo e agilidade à limpeza, como três tratores de praia, dois implementos traseiros para peneiramento da areia, duas varredeiras de grande porte, uma varredeira de pequeno porte e três vans moto bombas – que entraram em operação pela primeira vez neste
evento. Foram postos em operação ainda cinco caminhões, sendo dois compactadores e três basculantes, quatro pipas d’água, e uma pá carregadeira. A Companhia disponibilizou 400 contêineres de 240 litros e 40 caixas metálicas de 1.200 litros para garantir o descarte correto dos resíduos.