O que você precisa saber para fazer um arranjo de flores em casa
A partir de variedades encontradas em feiras e mercados, a colunista Paula Pizzi, dona da Petalis Flores, ensina o passo a passo para você fazer os seus
O confinamento imposto pela pandemia da Covid-19 despertou, em muitas pessoas, a vontade de trazer a natureza para dentro de casa. Ela ganha ainda mais destaque nos ambientes com os arranjos florais, que podem ser elaborados a partir de variedades facilmente encontradas em feiras e mercados. Da compra à montagem, a colunista de VEJA RIO Paula Pizzi, dona da Petalis Flores, ensina o passo a passo:
Busque diversidade: escolha de quatro a cinco tipos de flor com formato e tamanho diferentes. É importante limpá-las bem: retire as folhas, espinhos e pétalas externas que possam estar amassadas.
+Dicas simples e fáceis para deixar a casa mais aconchegante no inverno
Corte as hastes sempre na diagonal, para aumentar a superfície de contato com a água e facilitar a hidratação. Deixe as flores em alturas distintas, conforme for colocando no vaso, para dar um bom balanço à composição.
+Protea – a flor que é o contrário de tudo que se espera de uma flor!
Comece com as flores mais volumosas (por exemplo: astromélias), que vão servir como base para o arranjo, sempre cruzando as hastes. Em seguida, escolha as flores redondas (rosa, gérbera, cravina), que devem entrar intercaladas.
A terceira camada pode ser novamente de flores mais volumosas, cortadas um pouco mais altas, para ir verticalizado o arranjo. Na sequência preencha os lugares vazios. Lírios são ótimos para que o conjunto ganhe altura.
Troque a água a cada dois dias e deixe as flores em local arejado, sem pegar luz solar direta. Depois, faça um corte de 1 centímetro na ponta das hastes. Lembrando: sempre na diagonal, para elas durarem mais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui