Continua após publicidade

O que você precisa saber para fazer um arranjo de flores em casa

A partir de variedades encontradas em feiras e mercados, a colunista Paula Pizzi, dona da Petalis Flores, ensina o passo a passo para você fazer os seus

Por Daniela Arend
Atualizado em 17 jul 2020, 21h37 - Publicado em 17 jul 2020, 06h00
Arranjos florais: aprenda a fazer em casa (Tomás Rangel/Reprodução)
Continua após publicidade

O confinamento imposto pela pandemia da Covid-19 despertou, em muitas pessoas, a vontade de trazer a natureza para dentro de casa. Ela ganha ainda mais destaque nos ambientes com os arranjos florais, que podem ser elaborados a partir de variedades facilmente encontradas em feiras e mercados. Da compra à montagem, a colunista de VEJA RIO Paula Pizzi, dona da Petalis Flores, ensina o passo a passo:

Busque diversidade: escolha de quatro a cinco tipos de flor com formato e tamanho diferentes. É importante limpá-las bem: retire as folhas, espinhos e pétalas externas que possam estar amassadas.

+Dicas simples e fáceis para deixar a casa mais aconchegante no inverno

Corte as hastes sempre na diagonal, para aumentar a superfície de contato com a água e facilitar a hidratação. Deixe as flores em alturas distintas, conforme for colocando no vaso, para dar um bom balanço à composição.

+Protea – a flor que é o contrário de tudo que se espera de uma flor!

Comece com as flores mais volumosas (por exemplo: astromélias), que vão servir como base para o arranjo, sempre cruzando as hastes. Em seguida, escolha as flores redondas (rosa, gérbera, cravina), que devem entrar intercaladas.

A terceira camada pode ser novamente de flores mais volumosas, cortadas um pouco mais altas, para ir verticalizado o arranjo. Na sequência preencha os lugares vazios. Lírios são ótimos para que o conjunto ganhe altura.

Continua após a publicidade

Troque a água a cada dois dias e deixe as flores em local arejado, sem pegar luz solar direta. Depois, faça um corte de 1 centímetro na ponta das hastes. Lembrando: sempre na diagonal, para elas durarem mais.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.