O brasileiro é empreendedor por natureza. Um estudo de 2015 do Instituto Data Popular aponta que 28% das pessoas querem ter seu próprio negócio. As franquias entram nesse cenário como uma forma de colocar o desejo em prática sem abrir mão da segurança: segundo o Sebrae, mais de 70% dos negócios abertos de forma independente fecham antes de completar cinco anos de vida, enquanto, no sistema de franchising, esse índice é inferior a 10%.
O Brasil é o quarto país do mundo em número de redes, com faturamento anual de 156,7 bilhões de reais. No primeiro semestre de 2017, o setor faturou 8% mais do que no mesmo período anterior. Os números impressionam. Mas, apesar das muitas vantagens das franquias, é preciso ter cautela na escolha.
Eliane Bernardino, diretora-presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), explica como se preparar: “A ABF Rio oferece cursos com orientações sobre o sistema. Para apresentar as oportunidades de negócios, promovemos anualmente a Expo Franchising ABF Rio, no Riocentro, que este ano acontece de 28 a 30 de setembro. Com cerca de 250 marcas franqueadoras, os visitantes podem conversar diretamente com os seus diretores. Paralelamente, há um fórum com palestras gratuitas de especialistas, sem custo adicional para o visitante”.
Eliane, que é empresária do ramo alimentício, sugere que o empreendedor avalie o mercado e os aspectos financeiros e jurídicos e escolha conforme a sua identificação pessoal. “Não basta ter rentabilidade e retorno do investimento. É preciso entusiasmo pela operação e identificação com a marca.”