Tecnologia a serviço da medicina
No Brasil, ainda são poucos os hospitais que possuem centros cirúrgicos avançados, com equipamentos de robótica e salas híbridas para procedimentos de alta precisão. Ao menos no Rio, essa realidade poderá mudar. Radicado na França, o Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (Ircad) assinou convênio com o Americas Medical City, complexo hospitalar localizado na Barra. “O objetivo é fazer do Rio um polo de excelência”, diz Armando Melani, diretor científico do Ircad para a América Latina. “A iniciativa permitirá o uso do desenvolvimento da tecnologia médica em uma vasta gama de especialidades.”
Funeral VIP
O que se faz em vida ecoa na eternidade. Esse é o slogan do mais novo cemitério vertical da cidade, o Memorial do Rio. O local concede uma série de mimos aos familiares que estão se despedindo do seu ente querido. Há sala de repouso para a família, banheiros privativos, internet sem fio e cafeteria com serviço de barista especializado em café gourmet. “É um cemitério igual aos outros e foi construído para todas as classes sociais. O que ele oferece é um pouco mais de conforto e respeito à dignidade de entes queridos, num momentode profunda dor e pesar”, explica o administrador Hélio Rulli. O memorial fica na Rodovia Washington Luiz, quilômetro 0.
Moda inclusiva
Enquanto a cidade se prepara para receber a Paralimpíada, a estilista Silvana Louro está às voltas com a nova coleção da grife Equal Moda Inclusiva. A marca é especializada em vestuário para portadores de necessidades especiais. Por exemplo, as etiquetas são em braile para que os deficientes visuais identifiquem a cor das roupas. “Estou estudando também lingeries adaptadas e acessórios, como bolsas para cadeirantes, e uma série de peças para pessoas com síndrome de Down”, diz a estilista, que assinou o uniforme da delegação carioca para as Paralimpíadas Escolares 2015, realizadas em Natal.
13 000 artesãos
…estão em atividade no Rio de Janeiro. Eles acabam de ganhar um espaço onde poderão realizar exposições, seminários, debates e rodas de negócio voltadas para o setor. Trata-se do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Csab), localizado em um prédio de 3 227 metros quadrados e três andares na Praça Tiradentes. Estão previstas três mostras por ano, que reunirão trabalhos do Brasil inteiro, e a primeira já está aberta à visitação. Batizada de Origem Vegetal, ela reúne mais de 4 000 peças de artesãos de 27 estados. O Csab funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.