Continua após publicidade

Efeito Copa: rua de Vila Isabel renova pintura para torneio feminino

Associação do bairro também promove evento para cem mulheres com transmissão de jogo, café da manhã e palestras

Por Luiza Maia
Atualizado em 17 jul 2023, 15h57 - Publicado em 17 jul 2023, 15h52
Foto mostra mistura na rua Pereira Nunes
Rua decorada: Pereira Nunes homenageia a seleção brasileira feminina (./Divulgação)
Continua após publicidade

Há mais de quarenta anos, a Rua Pereira Nunes, em Vila Isabel, mantém sua tradição: a cada Copa do Mundo de futebol, a via ganha pinturas e bandeirinhas com as cores verde e amarelo para mobilizar a torcida pelo Brasil. Mas, pela primeira vez, o endereço da Zona Norte se prepara para torcer pelas mulheres jogadoras da seleção brasileira. A rua ganhou no domingo (16) uma pintura em celebração à Copa do Mundo feminina, que acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia.

+ Rodas musicais em café causam discórdia entre moradores de Laranjeiras

“Por que não fazer uma homenagem às mulheres, se nós sempre fizemos para os homens? Chegou a hora da rua mais famosa do Rio durante a Copa do Mundo torcer por elas”, afirma o empresário Celso Mendes, que organiza desde 1990 a mobilização feita pela “Galera da Pereira Nunes”.

Com seus enfeitos típicos, o trecho que fica entre a Boulevard 28 de Setembro e a Rua Teodoro Silva já conquistou prêmios e serviu como cenários em clipes de música, novelas e ações publicitárias. Na Copa de 2022, a rua foi decorada em homenagem a personalidades como os jogadores Vini Jr., Neymar, Richarlison e Pelé, o streamer e comentarista Casimiro Miguel, entre outras.

View this post on Instagram

A post shared by Galera da Pereira Nunes (@galeradapereiranunes.oficial)

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para o torneio mundial feminino, a decoração ainda é bem tímida: devido à falta de parceiros para financiar o processo, a pintura desta vez é menor e o espaço não ganhou as mesmas bandeirinhas de sempre. “Mas esse é um pontapé para que nós possamos fazer um projeto exclusivamente voltado às mulheres. Queremos incentivá-las a colocar a mão na massa e liderar esse movimento”, explica Celso.

Além da homenagem na rua, Vila Isabel também terá um evento para cem mulheres assistirem à transmissão dos jogos da Copa do Mundo feminina. O evento terá café da manhã liberado e dará 40 camisas às primeiras torcedoras que chegarem à tenda montada na ViA Vila Isabel Associados (Rua Boulevard 28 de Setembro, 174). O primeiro jogo acontecerá na próxima segunda (24), às 8h. 

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A entrada é solidária mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível, que contribuirá com a montagem de cestas básicas para famílias de baixa renda. “No intervalo, também teremos uma palestra sobre mulheres na arbitragem e uma conversa com uma advogada sobre violência contra a mulher. Se alguma mulher que sofre agressões precisar de auxílio jurídico, nós ofereceremos de forma gratuita”, conta o organizador.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.