Devido as novas medidas de restrição no Rio que entram em vigor nesta sexta (26), pontos turísticos famosos da cidade como o Corcovado e o Parque Lage, no Parque Nacional da Tijuca, na Zona Sul, fecharão as portas para visitação pública até o domingo de Páscoa (4).
+Covid-19: calendário de vacinação para idosos acima de 66 anos é divulgado
Nesse período ficam suspensos, além das visitações, a realização de eventos e os serviços concessionados de transporte até o Cristo Redentor. No Parque Lage, a trilha Parque Lage-Corcovado terá o acesso proibido.
Algumas trilhas no Parque Nacional da Tijuca, como da Pedra Bonita e Pedra da Gávea também estarão fechadas. O espaço também anunciou restrição ao Centro de Visitante Paineiras e no Centro de Visitantes do Setor Floresta, assim como o acesso aos mirantes como Dona Marta, Vista Chinesa, Mirante da Cascatinha, Mesa do Imperador, Excelsior, Bela Vista e Paineiras. As cachoeiras, duchas e lagoas do parque não poderão ser usadas para permanência, nem para banho.
+ Agora é oficial: superferiado no Rio foi aprovado. Veja como funcionará
A prática de atividades físicas individuais, no entanto, estão liberadas em todas as vias, desde que não sejam formados grupos. Entre as liberadas apenas para este fim estão: as trilhas dos setores Floresta e Serra da Carioca e as vias como a estrada das Paineiras e estrada do Redentor, no setor Serra da Carioca; a estrada da Cascatinha, a estrada do Bom Retiro e a estrada Major Archer, todas no setor Floresta.
Os voos livres duplos, também chamados de voos de instrução, serão suspensos a fim de não provocarem aglomerações. Somente os esportivos, realizados individualmente pelos praticantes, estão liberados.
+Coronavírus: você pode ser preso se desrespeitar o novo decreto no Rio
Quanto as restrições de veículos, a circulação nas vias da Estrada das Paineiras, do Corcovado e do setor Floresta, que estavam liberadas somente para veículos motorizados de idosos e de pessoas com deficiência (PcD), está suspensa. Será exceção o uso por esportistas individuais de voo livre, que terão o acesso de carro liberado. Estão permitidos também os veículos oficiais e de órgãos públicos, como os de segurança, de limpeza, e ou para prestação de serviços públicos, como para manutenções e podas.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O horário de funcionamento durante os dez dias no Setor Serra da Carioca será das 8h às 17h, e no Setor Floresta das 7h às 14h, com limite de 1 500 pessoas por dia. O acesso e saída será feito exclusivamente pelo portão da Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista.