Adiada por uma semana, a decisão do prefeito Eduardo Paes de voltar a fechar as pistas da orla para os carros aos domingos e feriados passa a valer neste fim de semana (dia 17). O decreto recria as áreas de lazer nas pistas à beira-mar em Copacabana (Avenida Atlântica); Ipanema (Vieira Souto); Leblon (Delfim Moreira) e no Aterro do Flamengo, e foi publicado nesta terça (12) no Diário Oficial.
Covid-19: Prefeitura do Rio lança agendamento para teste via aplicativo
O estacionamento na orla também volta a ser liberado nestes dias – parar o carro na orla era ilegal no último fim de semana e mais de 600 pessoas (614, no total) foram multadas por este motivo somente no sábado (9) e no domingo (10).
Covid: Fiocruz deve iniciar produção da vacina de Oxford em 20 de janeiro
O ex-prefeito Marcelo Crivella suspendeu as áreas de lazer em dezembro, no final de seu mandato – segundo ele, o objetivo seria conter as aglomerações por conta da disseminação da Covid-19 na cidade. Paes pensa o contrário: para o atual prefeito, espaços públicos como as pistas ao ar livre na orla ajudariam a dispersar as aglomerações nas praias.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Ao anunciar que iria adiar a reabertura das pistas aos pedestres, o prefeito alegou que antes de botar a medida em prática iria promover uma campanha de conscientização para o uso desses espaços e da praia. De acordo com a prefeitura, esta campanha será feita nas redes sociais e nos próprios locais.