Coronavírus: saiba os serviços alterados a partir desta segunda (16)
Hospitais, delegacias e empresas de transportes são alguns dos que limitaram ou suspenderam atividades a fim de evitar aglomerações
Considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Coronavírus, que atualmente atinge 25 pessoas no Rio, levou os governantes a tomarem medidas rígidas na cidade a fim de conter a proliferação da doença no estado. Várias restrições entram em vigor nesta segunda (16). Veja as principais mudanças:
+Coronavírus: Rio pode ter 24 mil casos em abril, se não houver prevenção
Saúde
A partir desta segunda (16), todas as cirurgias eletivas nos hospitais públicos e universitários — exceto oncológicas e cardiovasculares — estão suspensas. Hospitais só realizarão as chamadas cirurgias de urgência e emergência. As enfermarias só poderão receber uma pessoa por paciente em dias alternados com horário ampliado. Visitação de pacientes com diagnóstico de Coronavírus continua suspensa.
+Pontos turísticos fazem restrições para evitar disseminação de Coronavírus
+Coronavírus: Witzel baixa decreto que limita funcionamento de restaurantes
Detran
Todos os licenciamentos de 2020 estão suspensos. O serviço só valerá para casos de licenciamento atrasado. Os vencimentos, por sua vez, foram prorrogados por 30 dias. As autoescolas e as clínicas onde são feitos os exames para habilitação estão fechadas. O atendimento para retirada de identificação civil, habilitação e documentação de veículos vai ser reduzido pela metade.
+Governador Witzel decreta fechamento de cinemas, teatros e casas de show
+Coronavírus: Witzel anuncia hoje paralisação nas aulas do Rio
Delegacias
O acesso será restrito para evitar aglomerações. Casos de homicídio, prisões em flagrante, roubo de veículos e crimes graves que envolvam violência física ou sexual com crianças e adolescentes ou com incidência na Lei Maria da Penha são as exceções para atendimento. Os outros casos devem ser registrados através da Delegacia On-line, no site da Polícia Civil.
+Vídeo: Corpo de Bombeiros faz apelo para que cariocas saiam das praias
Tribunal de Justiça
Entre as medidas anunciadas estão a suspensão por 60 dias de audiências de primeiro e segundo graus, prazos prorrogados para processos físicos, atualmente suspensos por 14 dias.
Alerj
Algumas medidas também serão adotadas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro na próxima semana e vão durar 30 dias. As sessões deliberativas no plenário, no entanto, seguem mantidas.
Academia Brasileira de Letras
Segundo a ABL, os atendimentos nas bibliotecas Rodolfo Garcia e Lúcio de Mendonça e no arquivo Múcio Leão foram encerrados temporariamente.
Transportes
A CCR Barcas disponibilizou álcool em gel a 70% nas estações e vem informando os usuários sobre o Covid-19. Já o VLT Carioca vai liberar automaticamente o serviço de portas para que os usuários não precisem tocar no botão. A empresa disse que vai intensificar suas ações de limpeza das composições e dos aparelhos de ar-condicionado. O MetrôRio, por sua vez, está veiculando campanhas educativas a fim de orientar os passageiros e colaboradores.
Procon
Está suspenso por 30 dias o atendimento presencial ao consumidor. O serviço continua no aplicativo Procon/RJ e no Procon On-line.