Continua após publicidade

Corrente do bem: mobilização incentiva crianças a levar flores para escola

Bombons, cartões e abraços também são sugeridos em mensagem que viralizou e foi encampada até pelas secretarias municipal e estadual de Educação

Por Paula Autran
Atualizado em 17 abr 2023, 15h32 - Publicado em 17 abr 2023, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em vez de armas como facas, flores e bombons. Para combater a onda de ameaças às escolas que nas últimas semanas levaram apreensão a pais, mães, professores e estudantes, um outro tipo de mensagem viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagens nos últimos dias. Com trilha sonora de “Imagine”, cantada por John Lennon – ele mesmo uma vítima da violência -, o vídeo tem como objetivo espalhar a paz e convida as pessoas a levar agrados que incluem cartões e abraços para entregar a alguém no colégio na próxima quinta (20).

    + Alunos que fizeram ameaças a escolas do Rio são levados para depor

    “Que tal partir da gente, como pais, um dia de compaixão, amor e gratidão nas escolas do Brasil? E que tal o dia 20 de abril, próxima quinta-feira? Cada criança leva uma flor, um bombom, um cartão, um abraço para ser distribuído entre professores, colegas, coordenação, direção, toda a equipe de limpeza. Precisamos mudar o foco para um movimento positivo e construtivo. Vamos produzir momentos para compartilhar o bem, dentro e fora do colégio. Cada um compartilha aí uma frase pelo que é grato dentro do ambiente escolar. Lembre-se da época em que era criança, adolescente dentro de uma instituição de ensino. Vamos viralizar esse post e também o sentimento de compaixão!”, diz a mensagem.

    A iniciativa não é assinada. Mas está sendo encampada inclusive pela secretaria municipal de Educação do Rio. “Esse vídeo incrível, com a música inspiradora de Lennon, resume o papel da escola. Não existe nenhum outro equipamento público na vida de uma sociedade mais importante que a escola e devemos defendê-la em todas as suas instâncias”, diz o secretário municipal Renan Ferreirinha, em nota. “Escola tem que ser local de respeito, de acolhimento, local de uma cultura de paz. Vamos apoiar essa campanha e fazer do dia 20 um dia especial para celebrar esse local único de compaixão, amor e gratidão”.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    “O mais importante é que a escola seja a grande protagonista deste processo de cultura de paz. Será uma construção coletiva e todas as ações serão permeadas pelas realidades distintas de cada uma das escolas”, afirma a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto. Segundo ela, as 1.233 unidades escolares da rede estadual de ensino estarão desenvolvendo, ao longo dessa semana, atividades de cultura e integração para resgatar e promover a importância da cultura de paz. “Todos os diretores pedagógicos foram orientados a construir o calendário de ações, de modo a garantir a emancipação e o protagonismo da própria escola, para que eles se sintam autores deste novo processo de reestruturação socioeducativa da escola“, acrescenta.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.