Em reunião na manhã de domingo (3), o prefeito Eduardo Paes (DEM) e o governador em exercício Claudio Castro (PSL) afirmaram que pretendem iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 ainda no dia 20 deste mês, dia de São Sebastião, padroeiro da capital. Apesar do otimismo, o calendário depende do Plano Nacional de Imunizações (PNI), ainda sem data de início.
+ A impressionante ‘onda de lixo’ na Praia de São Conrado: veja vídeo
No cronograma da prefeitura constam 450 pontos de vacinação, com a participação de 10 500 profissionais de saúde. Na primeira fase, idosos acima de 75 anos são os atendidos.
Como plano B, Paes mantém o acordo selado com o governador de São Paulo, João Doria, para fornecimento da vacina Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan e a famacêutica chinesa Sinovac.
Como está o plano até o momento:
– Cerca de 2,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários serão imunizadas inicialmente
– Grupos prioritários para a primeira fase são pessoas com mais de 75 anos, trabalhadores da Saúde, idosos que moram em abrigos, indígenas e quilombolas
– Em outras três fases serão atendidas 1 675 384 pessoas, o que inclui idosos com 60 a 74 anos, pessoas com comorbidades, professores e forças de segurança, entre outros
– Para os outros grupos da população, o restante do cronograma seguirá o planejamento do governo federal.
Neste domingo (3), numa edição extra do Diário Oficial do município, foi publicado um chamamento público para a contratação de 150 leitos para a Covid-19 na rede privada.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui