Covid-19: Fiocruz submete novo teste de diagnóstico à Anvisa
Um deles permite a detecção de gripe e Covid em um único teste. Outro exame, que ainda será enviado para aprovação, identifica as variantes do coronavírus
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu o desenvolvimento de dois novos testes moleculares para o diagnóstico da Covid-19. Um deles, capaz de diferenciar os vírus Influenza A, B (gripe) e do Sars-CoV-2 (Covid), teve pedido de registro submetido nesta terça (18) à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).
+ANS determina: planos de saúde terão que cobrir teste rápido para Covid-19
Intitulado “Kit Molecular Inf A/Inf B/SC2”, do tipo RT-PCR, o exame possibilita a detecção de qualquer uma das doenças em um único teste e foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).
O outro teste, chamado molecular “Quadriplex SC2/VOC”, permite a identificação e triagem das variantes (alfa, beta, gama, delta e ômicron) da Covid, também com a tecnologia de PCR em Tempo Real (RT-PCR).
Indicado para diagnosticar as cepas potencialmente importantes para a saúde pública e vigilância epidemiológica do país, o teste ainda precisa de um sequenciamento genético da amostra. Portanto, o teste Quadriplex deverá ser submetido para registro à Anvisa até a próxima semana.
Ao todo, a Fiocruz já produziu e forneceu cerca de 20 milhões de testes RT-PCR (moleculares) e 45 milhões de testes rápidos de antígeno para os laboratórios públicos de todo o país.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui