A partir desta quinta (3), o público já pode agendar os testes gratuitos RT-PCR para o novo coronavírus através do aplicativo Dados do Bem. Os exames, por sua vez, terão início nesta sexta (4) em três centros: Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, com capacidade total de 1 500 exames por dia.
+MEC determina volta às aulas presenciais a partir de janeiro
A escolha das três unidades iniciais de testagem levou em consideração o aumento de casos naquelas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado. O objetivo é que o programa seja ampliado nos próximos dias para outras três unidades em regiões onde for identificado aumento de casos de Covid-19.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Aos interessados, funciona assim: deve-se fazer o download do aplicativo Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes.
O agendamento dos testes ocorre de segunda a segunda, das 7h às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da seu endereço pelo próprio aplicativo. O resultado, disponível no aplicativo, fica pronto em até 72 horas. Caso dê positivo, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem os exames também.