O prefeito Marcelo Crivella anunciou nesta sexta (01) um acordo com as empresas de ônibus cariocas. A ser publicado ainda hoje no Diário Oficial, o acerto prevê o reajuste das passagens de R$ 3,60 para R$ 3,95.
De acordo com o trato fechado entre Crivella e transportadoras, o novo valor entrará em vigor 10 dias depois do sindicato das empresas de ônibus cariocas (Rio ônibus) retirar as ações judiciais que mantém contra a prefeitura. Além do aumento da tarifa, ficou acordado que toda frota deverá ganhar ar condicionado até o fim da atual gestão, em 2020. Além disso, os coletivos também devem passar a contar com internet e tomadas para recarga de celular.
Outras novidades combinadas entre a prefeitura e o Rio Ônibus são a criação de um aplicativo para smartphones que indicará aos passageiros se os coletivos em circulação se encontram cheios ou não e a divulgação de balanços trimestrais regulares com os números da operação de ônibus na cidade. “No contrato que assinamos, as empresas que não apresentarem o balanço na hora certa vão perder a concessão e as que estão apresentando, tendo transparência, vão assumir as linhas”, explicou o prefeito.