Desabamento no Túnel Santa Bárbara: quais são as rotas alternativas

Acidente aconteceu de madrugada, mas ninguém ficou ferido porque estrutura estava fechada para manutenção programada; pistas sentido Centro estão interditadas

Por Da Redação
13 dez 2024, 12h43
tunel-santa-barbara-desmoronamento-interdicao
Túnel Santa Bárbara: queda da estrutura lateral em um trecho de 45 metros no interior da galeria sentido Centro provocou interdição das pistas (COR/Divulgação)
Continua após publicidade

Parte da estrutura do Túnel Santa Bárbara, que liga Laranjeiras ao Centro do Rio, caiu na madrugada desta sexta (13). Ninguém ficou ferido, pois o túnel estava fechado para manutenção programada, mas a galeria sentido Centro/Zona Sul precisou ser interditada, o que deu um nó no trânsito no início da manhã. Os motoristas que circulam pela via têm como rota alternativa o Túnel Rebouças e as praias do Flamengo e Botafogo, além do Aterro.

+ Como vai funcionar o gabinete de transição do mandato de Eduardo Paes

A Defesa Civil municipal foi acionada para atuar no local e constatou a queda da estrutura lateral em um trecho de 45 metros no interior do túnel. Diante do risco de novas quedas e para facilitar o trabalho de retirada e avaliação dos danos, as duas pistas foram interditadas. Técnicos da Secretaria municipal de Conservação, CET-RIO, Comlurb e GEO-Rio trabalham no local. Ainda não há previsão de retomada do tráfego.

A parte lateral que desabou ficava na altura de Santa Teresa, no sentido Centro. A queda ocorreu por volta de 3h30. A previsão inicial era que ele fosse liberado às 5h30, mas ainda há risco de novos desmoronamentos. O Centro de Operações Rio (COR) informou a interdição pelas redes sociais.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Inaugurado em 1963, o Túnel Santa Bárbara tem mais de 1,3 mil metros de comprimento e quatro pistas. A estrutura passa por obras de revitalização desde fevereiro deste ano, mas o desmoronamento desta sexta (13) não teria relação com as obras. A queda ocorreu durante um serviço da Light, concessionária de energia do Rio. A empresa informou que, no decorrer da reestruturação da linha subterrânea de energia do túnel, houve uma intercorrência que levou ao fechamento temporário da galeria. O trabalho, segundo a Light, era feito por uma empresa terceirizada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.