Desde 1º de maio, motoristas podem ter até 40% de desconto no pagamento de multas na cidade do Rio. Isso porque a prefeitura adotou um novo sistema de gestão de infrações de trânsito, o Radar, que permite o abatimento quando o veículo estiver cadastrado no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). As multas aplicadas até té 30 de abril ainda serão emitidas e gerenciadas pelo sistema que está sendo substituído e, portanto, não têm o desconto.
+ Parque Rita Lee: como será o grande bosque arborizado em homenagem à cantora
Para aderir ao SNE, é necessário baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que deve ser baixado no celular, ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Por meio do site Carioca Digital, será possível consultar as etapas que envolvem as multas de trânsito tanto no sistema novo quanto no antigo.
Desenvolvido pelo Serpro, o Radar faz toda a gestão das infrações de trânsito, desde o seu registro até o envio, cuidando também da defesa, pagamento e descontos. A tecnologia permite maior transparência e controle das multas, além de evitar erros e inconsistências nos lançamentos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Através do sistema, quando a infração é transmitida pelo talonário eletrônico, o motorista é notificado em tempo real pelo celular através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Além disso, existem relatórios com geolocalização, que também ficam disponíveis com dados em tempo real, para os gestores públicos tomarem decisões e promover a melhoria do trânsito na cidade.