No mês de celebração do Orgulho LGBTQIA+, cerca de 40 estabelecimentos cariocas, entre hotéis, bares, restaurantes e atrações turísticas, vão oferecer descontos e promoções especiais para os clientes, além de prover ações para incentivar a diversidade e a inclusão. A iniciativa faz parte do Circuito Rio de Cores, realizado pelo Rio Convention & Visitors Bureau (VisitRio) e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT, em seu segundo ano consecutivo.
+ Boa notícia: no último ano, o uso da energia solar mais que dobrou no Rio
Um dos locais turísticos mais visitados da cidade, o Parque do Bondinho Pão de Açúcar vai oferecer 10% de desconto aos visitantes que utilizarem o código “cores” na compra de bilhetes pelo site. Já os hotéis que também aderiram à campanha, como os da rede Hilton, Grand Hyatt Rio, Fairmont Rio, Grand Mercure Rio, e as unidades do Novotel, vão oferecer descontos de até 25% com o uso dos cupons do circuito, além de drinks de cortesia.
Agências de viagens também participam com promoções, como a AS Brasil, que vai oferecer 10% de desconto nas reservas e reverter parte do valor em apoio a ONGs e instituições de suporte à comunidade LGBTQIA+. Para quem gosta de curtir a vida noturna carioca, as casas Rio Scenarium e TAU Club terão ingressos pela metade no preço. Na Casa da Feijoada, em Ipanema, o cliente ganhará uma batida de maracujá ou limão ao pedir qualquer prato do menu.
A lista completa com os estabelecimentos participantes e benefícios disponibilizados pela campanha podem ser acessados pelo site da Câmara LGBT. Os clientes também poderão identificar os locais que aderiram à iniciativa ao verem placas de azulejo pintadas especialmente para a campanha, com mensagens de respeito e incentivo à diversidade.
Alguns parceiros também adotarão outras medidas, como hastear a bandeira do arco-íris ou usar uma iluminação específica em homenagem ao mês do orgulho. O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, por exemplo, farão jogos de luzes com as cores da bandeira. Em 2021, pontos famosos da cidade como os Arcos da Lapa, a Cidade das Artes e os mesmos museus também homenagearam o mês do orgulho com um show de luzes coloridas.
+ Nova carteira de motorista passa a valer nesta quarta (1): veja o que muda
Segundo o diretor de Turismo da Câmara LGBT, Otavio Furtado, o circuito faz parte de uma série de ações que ainda serão realizadas neste ano com o objetivo de tornar a cidade cada vez mais amigável para este público.
“A ação é importante para firmar o Rio como destino que abraça a diversidade e acolhe turistas LGBTQIA+ não só durante o período do circuito, mas ao longo de todo o ano. Para isso, estamos desenvolvendo ao lado do RioCVB uma série de iniciativas ao longo de 2022 que certamente trarão resultados práticos em tornar o Rio uma cidade ainda mais acolhedora”, afirma Furtado.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Neste período pós-pandemia, o Rio é apontado como uma das cidades mais desejadas por esse público para viagens. A cidade também possui a segunda melhor praia do mundo para o público gay, Ipanema, eleita no início do ano por meio de uma votação do site GayCities. O Brasil é ainda o segundo maior mercado de turismo LGBT do mundo, chegando a movimentar mais de US$ 63 bilhões, somente atrás dos Estados Unidos.