“Todas as quartas eu saio do trabalho, pego o carro e vou para o haras. Adoro o processo de montagem de sela, a comunicação com o animal… É uma relação mágica e muito prazerosa. Além de ser um baita exercício”, conta Diana Vaz, bancária e apaixonada por cavalos.
Quem ouve Diana contando sobre a ida a um haras na rotina da semana pode suspeitar que ela more bem longe de uma metrópole. Mas ela vive na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. E seu depoimento é a prova de que andar a cavalo na cidade é mais comum do que se imagina. O #hellocidades, projeto da Motorola que incentiva novas vivências no espaço urbano, pegou carona na história de Diana para mostrar que é possível cavalgar na cidade grande.
Diana explica que o custo para ter um cavalo não é baixo: “Como todo animal, [um cavalo] envolve muitas despesas. Só que essa é minha paixão, então vale muito a pena”, diz. Mas não é preciso ter um animal para viver essa experiência.
Existem opções para quem busca uma fuga da rotina no fim de semana e também para quem quer se dedicar aos esportes como a equitação ou o adestramento. Há também espaços que trabalham com a equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo para desenvolver habilidades motoras e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Os passeios a cavalo são mais comuns na zona oeste da cidade, como a Barra da Tijuca, mas principalmente em Vargem Grande. Há espaços para a prática em outras áreas da cidade, como a tradicional Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde além das competições profissionais, há também aulas de equitação e salto, por exemplo. Veja uma lista completa abaixo.
Gustavo Freitas é gerente da Fazendinha Rio, um espaço para as crianças se conectarem à natureza e onde os passeios a cavalo fazem o maior sucesso com os pequenos: “Quando as crianças passam da porteira, não sabem nem o que fazer. É a explosão de alegria”, relata. Gustavo conta que, para os pequenos, os benefícios do contato com os animais são ainda maiores: “As crianças são multiplicadoras de informação e criam muita afetividade com os animais”, diz.
Prepare a sela e aproveite essas novas oportunidades. Depois, registre seus momentos aos lado dos cavalos nas redes sociais com a hashtag #hellocidades e veja outras formas de se reconectar com o Rio em hellomoto.com.br. Confira nossa seleção de locais para você se conectar a essa nova experiência:
Haras Pégasus
O que oferece: passeios, trilhas guiadas, aulas de hipismo rural, hipismo clássico e equoterapia.
Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 24.845, Vargem Grande
Contatos: (21) 2428-1228/2428-1687 | www.haraspegasus.com.br
Fazendinha Rio
O que oferece: passeios a cavalo, charrete, experiência de alimentar os cavalos e, uma vez por ano (dezembro/janeiro), o banho e penteio dos animais. Apenas para crianças.
Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 26.645, Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ
Contatos: (21) 2428-3288 | https://fazendinhario.com.br/
Sociedade Hípica Brasileira
O que oferece: escola de equitação, escola de pôneis, adestramento e saltos
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2448, Lagoa
Contatos: (21) 2156-0156 | www.shb.com.br
Haras Samurai
O que oferece: aulas de equitação
Endereço: Estrada do Mucuiba, 894, Vargem Grande
Contatos: (21) 7875-6238/8867-3504 | www.harassamurai.com.br
Centauro Equitação
O que oferece: aulas de equitação para crianças e adultos
Endereço: Rua Raquel de Queiroz, s/n, Clube da Aeronáutica, Barra da Tijuca (ao lado do Bosque da Barra)
Contatos: (21) 7847-2867 | www.centauroequitacao.com.br
Equitaclub
O que oferece: aulas de equitação para crianças e adultos
Endereço: Avenida Prefeito Dulcidio Cardoso, s/n, Barra da Tijuca (atrás do Shopping Rio Design)
Contatos: (21) 99697-4595 | www.equitaclub.com.br
Haras Serenidade
O que oferece: Aulas de equitação e salto.
Endereço: Rua Cascalho, 7, Vargem Grande
Contatos: (21) 2278-5510