O Detran.RJ divulgou, nesta segunda (13), o calendário de licenciamento anual de veículos no estado do Rio. O cronograma estabelece as datas-limite de pagamento da Guia de Regularização de Taxas (GRT) de acordo com o final de placa. A emissão desse documento é feita pelo site do Bradesco. O valor é de R$ 183,24. Tão logo haja a identificação do pagamento, o Detran.RJ enviará a informação da emissão do Certificado de Registro e licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).
+ Vacina bivalente: quem pode se imunizar contra a Covid esta semana no Rio
Motoristas com placas de final 0, 1 e 2 têm até 31 de maio de 2023 para pagar a taxa. Para os que têm placas de final 3, 4 e 5, o prazo é 30 de junho. Já os que têm final 6 e 7 podem regularizar o licenciamento até 31 de julho, e os com final 8 e 9, até 31 de agosto.
Para a emissão da guia no site do Bradesco, o interessado deve selecionar no site a opção “Produtos e Serviços” (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em “Serviços”. Depois, é preciso escolher “Pagamentos”. Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”. Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção “Gerar boleto”. A partir daí, é preciso escolher a opção GRT (no alto da página), ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em “Continuar”.
+ Alívio à vista: Procon faz mutirão de conciliação de dívidas no Centro
Após o pagamento da guia GRT e a compensação bancária, o motorista poderá ter acesso ao documento do veículo referentes a 2023 de modo digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, pelo Posto Digital do Detran.RJ ou pelo Portal de Serviços da Senatran, já que o Certificado de Regularização e Licenciamento de Veículo (CRLV) não é mais impresso em papel-moeda desde 2021. Se o carro for a gás (GNV), é importante verificar se o Certificado de Segurança Veicular (CSV) foi emitido no ano vigente. Se não, será preciso regularizá-lo.
É possível compartilhar o CRLV-e com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Isso vale para pessoas de uma mesma família que dividem um carro, por exemplo. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Outra novidade é que nesta terça (14) o Detran RJ lança a versão em aplicativo de celular do Posto Digital, um de seus principais serviços online. A ferramenta permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para consultar dados sobre veículo, carteira de habilitação, quantos pontos recebeu com multas de trânsito, além de obter ou renovar documentos. O app pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais — lojas Android e iOS.
Confira os serviços disponíveis pelo app do Detran:
Habilitação
Dá acesso à CNH digital, que pode ser apresentada às autoridades de trânsito em todo o território nacional, com a mesma validade da versão impressa. A CNH digital contém QR Code, para verificação de autenticidade, e permite a consulta do número de registro, da categoria e da data de validade do documento, além da data da primeira habilitação;
Se a CNH ainda não tiver QR Code, os dados estão disponíveis, mas sem o espelho do documento;
Permite solicitar a Renovação da Habilitação Simplificada, ou a Segunda Via da CNH, eliminando a necessidade de agendar o atendimento em um posto.
Veículos
Informa se o IPVA e as taxas do veículo estão quitados ou em débito;
Permite acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e), como é chamado o documento obtido no licenciamento anual do veículo. Pode ser apresentado em todo o território nacional;
Informa se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, emite uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data;
Através do ícone “Intenção de Venda – solicitar”, permite dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do veículo, nos casos de veículos com CRV digital; ou emite o ATPV-e, documento de intenção de venda.
Infrações
Permite consultar os pontos recebidos com infrações de trânsito nos últimos 12 meses e nos últimos cinco anos;
Há ainda informações sobre as infrações mandatórias – como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos
alcançada pelo condutor;
Permite consultar as notificações de infração recebidas, tanto por infrator quanto por cada um dos veículos;
Dá acesso ao serviço de parcelamento de multas, feito por empresas credenciadas pelo Detran.RJ.