Quem não mora na Barra frequenta a região por alguns motivos óbvios: o bairro concentra vastas opções de lazer, sejam elas grandes shoppings centers como o BarraShopping ou o Village Mall; cinemas destes e de outros malls, como o New York City Center e o Downtown; a Cidade das Artes; ou seus dezoito quilômetros de praia (a quem interessar possa, em extensão ela é a maior do estado do Rio). O que poucos cariocas aproveitam é um dos maiores oásis verdes do bairro: o Bosque da Barra. Você já foi até lá? Que tal aproveitar os dias mais frescos do ano para fazer o passeio? A VEJA RIO listou dez motivos, que você confere abaixo.
1 – Espaço de sobra
Em plena Avenida das Américas, a mais movimentada da Barra, o parque é um enorme refúgio: são 400 mil metros quadrados de natureza, repleto de árvores, gramados e até um grande lago.
2 – Terreno plano
Em sua maioria, o parque tem relevo plano. Por isso, é o espaço perfeito para as crianças pedalarem – e para os adultos se exercitarem, em corridas, aulas de ginástica e ioga ao ar livre, e etc.
3 – Área protegida
O parque é também uma reserva ecológica de espécies da vegetação nativa da área da Barra da Tijuca. Ali resistem características originais de restinga, bioma daquela região, com áreas arenosas, brejos e várzeas, onde podem ser encontradas até espécies de flores ameaçadas de extinção.
4 – Perfeito para um piquenique
A última moda dos parques e áreas de lazer cariocas tem no bosque um cenário perfeito: é permitido realizar piqueniques ali. Leve a cesta, escolha um dos inúmeros trechos arborizados e estenda a toalha com os amigos. Mesmo quem não planeja um grande banquete, leve seu lanchinho: não há nenhuma barraquinha ou loja com comida à venda por lá.
5 – Belos jardins
Quem aprecia flores vai se impressionar com a quantidade de belas espécies espalhadas nos jardins do parque. Mesmo fora da primavera, muitos permanecem floridos.
6 – Esportes para todos
Além de um excelente destino para praticantes de corrida, o parque conta com quadras de vôlei e campos de futebol, além de uma vasta área gramada.
7 – Fácil acesso
Em plena Avenida das Américas, são várias as opções de transporte público para chegar até lá, já que muitas linhas municipais passam pelo parque, o tempo todo. Se preferir ir de carro, o bosque conta com 150 vagas de estacionamento para veículos.
8 – Animais à solta
Não é raro encontrar por lá bichos fofos como macaquinhos, saracuras, pássaros, garças, galinhas d’angola, cotias…
9 – Parquinhos
Mais uma prova de que o lugar é uma ótima opção de lazer para os pequenos: há balanços, escorregas e muito mais espalhados pelo bosque.
10 – É de graça
Além de tudo, você aproveita um dia inteirinho desse paraíso sem gastar nada. Ponto para o bolso!