Continua após publicidade

Dia Nacional do Choro inspira programação pela cidade

A linhagem musical do gênero é recheada de grandes nomes, a exemplo dos basilares Joaquim Calado (1848-1880) e Ernesto Nazareth (1863-1934)

Por Heloíza Gomes
Atualizado em 12 abr 2017, 17h28 - Publicado em 8 abr 2017, 00h02
Músico Pixinguinha sentado numa mesa de bar, com cabeça apoiada em uma das mãos. Há um chapéu e um balde de gelo em primeiro plano
Pixinguinha, compositor. (Divulgação/Divulgação)

O pioneiro gênero musical brasileiro, descendente da polca e da valsa europeias e do lundu africano, é oficialmente celebrado em 23 de abril. O Dia Nacional do Choro inspira farta programação pela cidade — fique atento a espaços especializados como a Casa do Choro, que sempre reservam atrações à altura da festa. A linhagem musical do gênero é recheada de grandes nomes, a exemplo dos basilares Joaquim Calado (1848-1880) e Ernesto Nazareth (1863-1934), mas o maior deles é mesmo Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897-1973), o Pixinguinha (foto). O 23 de abril, dia de seu aniversário, virou data festiva em 2000. Neste ano, o mestre, compositor de Carinhoso e Um a Zero, entre muitas outras belezuras, completaria 120 anos de nascimento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.