Quem tem cabelo cacheado sabe o quanto ele precisa de cuidados especiais. Por conta do formato de cachos, a oleosidade do couro cabeludo não chega às pontas, deixando ele mais ressecado e com os fios mais frágeis do que outros tipos de cabelo. Justamente por isso que a hidratação é a melhor amiga dos cachos.
+ Receitas caseiras para cabelos cacheados
Mas não é preciso fazer escova progressiva ou viver no salão para ter um cabelo bonito. “Hoje em dia a indústria cosmética, com a ajuda da mídia, atrizes assumindo os cachos, dá mais valor aos cabelos crespos. A cacheada hoje tem orgulho do seu cabelo”, comenta Zica Assis, sócia-fundadora e embaixadora do Beleza Natural.
+ Dicas para proteger os cabelos no verão
A seguir, especialistas ensinam dicas, truques e receitas caseiras para você manter suas madeixas lindas, brilhosas e sob controle.
►Lave no máximo duas vezes ou três vezes por semana, pois o excesso de lavagens retira a oleosidade natural, deixando-os muito secos. Use o shampoo duas vezes em cada lavagem e aplique o condicionador nos fios e pontas, nunca na raiz. Não use água muito quente pois ela resseca ainda mais o cabelo.
►No banho, massageie bem o couro cabeludo, pois ele produzirá mais sebo capilar, e assim seu cabelo terá uma hidratação natural.
►Use leave in todos os dias nos fios úmidos. Após lavar, seque os fios com a toalha sem esfregar, apenas apertando os cachos. Quando os fios estiverem apenas úmidos, passe o creme de pentear em todas mechas, desembarace com os dedos, use um pente de dentes largos e por fim amasse os cachos com as mãos em forma de concha.
►Esqueça a escova e invista em um pente de dentes largos, de preferência de madeira que ajuda a controlar o frizz.
►Evite o uso excessivo de secador e outros aparelhos que utilizam altas temperaturas. Secador somente com, no mínimo, 15 cm de distância.
►Pentes e escovas devem ser lavados pelo menos uma vez por mês. Deixe-os por quinze minutos em uma solução de água e shampoo para eliminar a oleosidade. Depois enxágue bem e deixe secar.
►Evite lavar a cabeça à noite. Mesmo se você for usar secador com difusor, as raízes nem sempre secam, ficando fragilizadas. Além disso, o travesseiro mantém uma temperatura ideal para a proliferação de fungos no couro cabeludo úmido, assim como bonés e chapéus sem ventilação.
►A hidratação é essencial e deve fazer parte da rotina de cuidados com os cabelos. Hidrate sempre, de preferência sempre que lavar os cabelos.
►Abuse de mousse, leave in, fixador e grampos. Tudo vai depender de como você quer usá-lo no dia. Cabelos cacheados e crespos se adaptam muito bem a penteados, pois por já ser armado, fica mais fácil de modelar do que um cabelo liso por exemplo.
+ Ideias para mudar o visual com lenços, bandanas e echarpes
►Dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Lembre-se de que os cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.
►Invista em máscaras com manteiga de karité, murumuru, jojoba, aminoácidos e o famoso óleo de argan, que ajuda a combater o frizz.
Fontes: Emilien Blanchard, do Crystal Hair; cabeleireira Sonia Nesi; Leo Lima, do Ophicina do Cabelo e Zica Assis, sócia-fundadora do Beleza Natural.