Antes restrito a um seleto grupo de usuários de iPhone, o famoso aplicativo de fotos Instagram está agora na boca – ou melhor, nas mãos – do povo. Eleito pela Apple como o melhor aplicativo do ano passado, o Instagram foi liberado recentemente para os smartphones que utilizam a popular plataforma Android. Gratuito, ele oferece vários efeitos de cor, filtros e molduras para serem aplicados nas fotos, como uma espécie de Photoshop (só que mais prático), além de permitir compartilhá-las em redes sociais como Twitter e Facebook – esta última, aliás, fechou a compra do aplicativo por um bilhão de dólares nesta terça (10). E não à toa. Se o Instagram já havia conquistado 30 milhões de pessoas no mundo desde o seu lançamento em 2010, ele surpreendeu ainda mais ao receber 2 000 novos assinantes por minuto quando foi disponibilizado para Android.
Saiba mais: veja como compartilhar seus melhores cliques no Instagram de VEJA Rio
Para a turma que acabou de aderir a este misto de editor de fotos e rede social, mas ainda não sabe muito bem o que fazer com ele ou como usá-lo, VEJA Rio listou dicas que irão permitir fazer mágica com a câmera do celular. Tome nota dos efeitos mais bacanas, veja dicas para fazer bons cliques, saiba quem são os famosos que já aderiram ao Instagram e divirta-se!
Clique aqui para ver uma lista de celebridades que vale a pena seguir.
FILTROS E EFEITOS
1 – X-Pro II: este filtro satura os tons da foto, especialmente os azuis e verdes, tornando as cores mais vivas. Além disso, acrescenta uma borda preta às imagens. Perfeito para aplicar naquela sua foto na praia, que vai ganhar um mar bem azul.
2 – Earlybird: sabe aquela meio amarelada com cara de antiga? É exatamente o que este filtro faz ao destacar as cores amarelo e bege das imagens, além de arredondar suas bordas. Experimente em um almoço de domingo em família, por exemplo.
3 – Lomo-fi: trata-se de uma referência à câmera russa Lomo. Este efeito confere à foto um ar onírico, com amarelos e verdes saturados. Costuma ser bastante usado em fotos de comida, desde uma bela carne até sobremesas como brownie e cookies, para dar aquela sensação de “parece tão gostoso que será mesmo real?”.
4 – Sutro: este filtro dá ênfase aos roxos e marrons nas fotos, conferindo um efeito sépia que você pode experimentar para deixar objetos como canecas e detalhes como mancha de café no guardanapo super cool.
5 – Toaster: como diz o nome, este filtro simula aquelas marquinhas que a torradeira deixa no pão, além de conferir cantinhos arredondados à foto. Reza a lenda que ele foi batizado em homenagem ao cachorro homônimo de um dos fundadores do Instagram. Que tal experimentar este efeito em um piquenique com os amigos, por exemplo?
6 – Brannan: confere um efeito envelhecido à foto, com ênfase no cinza. Vale para qualquer foto que você queira deixar com esse aspecto, como uma paisagem em dia chuvoso.
7 – Valencia: proporciona bom contraste com leve saturação de cinza e marrom. Bastante usado para fotos de animais, como cãezinhos de estimação.
8 – Inkwell: o filtro transforma fotos coloridas em preto e branco com alto contraste. O uso mais comum é óbvio – deixar as imagens com aquele ar de clássicas -, mas o efeito também é muito útil para disfarçar imperfeições de fotos que saíram trêmulas e aumentar sua nitidez, melhorando a percepção de texturas.
9 – Walden: efeito de cor lavada, com predominância de tons azulados. A “lavagem” deixa a foto mais clara no centro, o que torna este efeito ideal para destacar alguns itens da composição fotográfica, como você emu ma festa com milhares de pessoas ao redor.
10 – Hefe: a flocosidade com ênfase no amarelo e em tons de dourado tornam este filtro perfeito para quem quer realçar as cores quentes da foto, como a da cervejinha que você está bebendo. Quando aplicado em paisagens, o hefe tende a dar um ar de envelhecido às imagens.
11 – Nashville: imagens nítidas, com tonalidade magenta-roxo, e emolduradas por uma borda distinta. Este filtro, um dos mais famosos, é perfeito para mergulhar as suas imagens em nostalgia.
12 – Lord Kelvin: este filtro deixa as produções supersaturadas, no maior estilo retrô chique, além de criar borda irregular nas imagens. Foi o efeito que a apresentadora Sônia Abrão usou na foto em que aparece de maiô em frente ao espelho, e que gerou polêmica nas redes sociais na tarde de terça (10).
13 – Rise: trata-se de um recurso que trabalha com a profundidade de campo de forma a trazer o objeto retratado, por exemplo, para o primeiro plano, deixando as áreas em volta embaçadas. Este efeito é muito usado em fotos de cachorros, para realçar a cabeça do pet.
14 – Lux: este recurso recentemente lançado ilumina as partes mais escuras e sombreadas da fotografia, revelando detalhes que antes não podiam ser vistos.
15 – Sierra: também recente, este filtro fica fantástico quando aplicado na maioria das fotos, desde paisagens e arquitetura até retratos de pessoas e animais, que ganham um tom sutil de rosa e borda grande.
MAIS FILTROS
Se você quiser incrementar as suas fotos ainda mais, há também aplicativos (alguns pagos, outros não) que oferecem os mais diversos efeitos além dos pré-existentes no Instagram.
1 – Adobe Photoshop Express: este app de edição básica de imagens funciona mais ou menos como o software do computador, permitindo brincar com efeitos e enquadramentos nas fotos para depois aplicar o filtro final no Instagram.
2 – Diptic, PicFrame e PhotoShake: através de um destes três aplicativos, combine múltiplas fotos em uma.
3 – TouchRetouch: remova imperfeições das suas fotos com este app, como manchas, borrões causados pela falta de foco etc.
4 – Night Vision Camera: app criado para tirar fotos no escuro, daquelas com preto e tons de verde.
5 – Camera 360: este é um app que permite brincar com o tilt-shif, função ainda não disponível no Instagram para Android. Trata-se de um efeito que transforma as paisagens retratadas em miniaturas que lembram maquetes.
DICAS ÚTEIS
Agora que você já conhece alguns dos filtros e efeitos mais legais do Instagram, é hora de aprender alguns truques para a sua foto ficar ainda mais incrível, digna de profissional.
1 – Antes de fotografar, limpe a lente do seu aparelho e configure-o para gravar as fotos com o máximo de resolução disponível (o ideal é 5 megapixels ou mais, e nunca menos de 3 megapixels). Parece óbvio, mas muita gente esquece.
2 – Escolha ambientes bem iluminados para clicar. Fotos tiradas por celulares em lugares escuros tendem a ficar feias, com baixa nitidez. Dê preferência a locais bem iluminados, especialmente pelo sol.
3 – Brinque com a iluminação. Use todas as configurações que o seu telefone oferece, como flash, aumento do tempo de exposição e nível de branco, e experimente mudar os elementos de lugar para que a luz também mude. Truque: smartphones com flash de LED às vezes estragam as fotos pelo excesso de luz. Para minimizar o problema, experimente colocar um pedacinho de papel na frente do flash.
4 – Veja se a foto do seu celular é tirada quando o botão é apertado ou quando é solto. Esse é o tipo de detalhe que faz muita diferença na hora de capturar uma imagem, especialmente se ela estiver em movimento.
5 – Muitas câmeras atuais têm algum recurso para evitar o efeito tremido, mas o ideal é estabilizar a câmera na hora de tirar a foto. Se não tiver tripé, improvise uma base para fotografar, como uma mesa ou algum móvel. Você também pode se agachar e apoiar o celular no joelho. Dessa forma, a foto não sairá trêmula ou borrada.
6 – Evite ativar o zoom do seu aparelho, nem mesmo o digital, pois ele pode distorcer as imagens. A melhor opção é chegar o mais perto possível do objeto, sempre.
7 – Preste atenção ao fundo da foto. A não ser que seja o seu objetivo, tome cuidado com composições que fazem parecer que um galho, por exemplo, está saindo da cabeça da pessoa retratada.
8 – Surpreenda com composições e enquadramentos criativos. Detalhes de placas, pichações e objetos na calçada rendem fotos curiosas, bem como silhuetas e sombras. Procure ângulos inusitados. Afinal, o fundamento do Instagram é o compartilhamento de fotos artísticas, que qualquer um pode fazer.
9 – Acesse o site Statigram para saber qual é o melhor horário para postar novas fotos no Instagram e ainda o Webstagram para você saber quais são os temas que fazem mais sucesso na rede e aproveitar o embalo.
10 – Há ainda alguns aplicativos que dão mais dicas sobre o Instagram, como o Instagram Secrets e o Instagram Tips, que ensinam o uso básico da rede social, suas regras gerais, a importância do uso de tags nas fotos, entre outros truques, como os segredos para ganhar novos seguidores.