Mais de 1,5 milhão de cariocas já tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados da prefeitura. O número corresponde a 22,8% da população total. Nesta segunda (3), a aplicação da dose de reforço é retomada para pessoas de 55 anos ou mais que receberam a segunda dose no intervalo mínimo de três meses, além de pessoas a partir de 18 anos que tomaram a segunda aplicação há, pelo menos, quatro meses.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A terceira dose também é destinada aos pacientes com alto grau de imunossupressão de 12 anos ou mais. Em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais, é possível antecipar a aplicação da dose de reforço para o intervalo de três meses.
Pessoas com 12 anos ou mais que ainda não foram vacinadas com a primeira dose também podem comparecer aos postos de saúde. Quanto à segunda dose, a aplicação é realizada conforme o prazo recomendado por cada fabricante: doze semanas para AstraZeneca, 28 dias para CoronaVac e 21 dias para Pfizer.
Quase 88% da população total do Rio está atualmente vacinada com a primeira dose ou dose única e 80,7% já recebeu a segunda dose ou dose única. Já a cobertura vacinal entre as pessoas com 12 anos ou mais é de 99,9% com a primeira aplicação ou única e 94,1% com a segunda dose ou única.
+ Covid: atestado médico não será exigido para vacinação de crianças no Rio