Foi há 130 anos, em 1892, que teve início a história da Drogarias Pacheco com o Rio de Janeiro. Naquele ano, era fundada a primeira loja da rede na cidade, na Rua dos Andradas, no centro. Desde então, a marca se consolidou como uma das mais reconhecidas drogarias da capital.
Atualmente, a empresa mantém mais de 350 lojas em todo o estado, sendo que 22 foram inauguradas no ano passado e outras serão abertas em 2022. “Nosso maior diferencial é atender bem”, explica Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP, formado por Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. “É promover o nosso cuidado, orientação e procurar dar a melhor solução para aquilo que o cliente busca, de acordo com sua necessidade e perfil, para que ele saia satisfeito. Utilizamos o atendimento humanizado, somado às novas tecnologias, para oferecer a melhor experiência para o nosso consumidor.”
Em reconhecimento a esse trabalho de 13 décadas, a Drogarias Pacheco acaba de conquistar o primeiro lugar na categoria Melhor Farmácia na 3ª edição do prêmio Os Mais Amados do Rio, realizado por VEJA Rio.
Digitalização
No início das atividades na cidade, a empresa realizava uma ação promocional curiosa: na compra de uma determinada quantia em produtos na loja, o cliente ganhava dois decks de baralhos personalizados. Na época, a Drogarias Pacheco tinha também sua própria equipe de marceneiros, que confeccionava todo os móveis das filiais. Era uma forma de agilizar a expansão e garantir a qualidade e a padronização de cada loja.
A empresa se manteve atuante na cidade durante a Gripe Espanhola de 1918. Em 2020, com a pandemia de covid-19, ajustou os processos rapidamente, a fim de proteger colaboradores e clientes, garantir o abastecimento e o atendimento nas lojas e manter o negócio operando normalmente. “Durante a pandemia, as farmácias assumiram um protagonismo ainda maior, sendo um local onde os clientes passaram a buscar mais orientações, testes, vacinas, entre outros serviços essenciais para a manutenção de sua saúde”, lembra Laurindvicius.
Com o fortalecimento das vendas online, contando com parcerias com Rappi e iFood para as vendas mais distantes, atualmente, as vendas realizadas pelos canais digitais representam 10% do negócio da companhia. “Outra mudança importante, acelerada pela covid-19, foi o uso da prescrição eletrônica, sendo que todas as nossas unidades já estão aptas para essa tecnologia. É isso que buscamos, estar sempre próximos dos nossos clientes.”
De olho nos próximos 130 anos, o Grupo DPSP, que integra a Pacheco, investe na reinvenção do modelo tradicional de farmácia. Trata-se de um investimento de R$ 500 milhões em cinco anos para viabilizar a construção de um macroprojeto de “curadoria digital”, que visa democratizar o acesso à saúde no Brasil.
A partir deste ano, a empresa passou a disponibilizar uma plataforma aberta, escalável, em nuvem e multissolução para todos os elos conectados ao ecossistema de saúde — pacientes, médicos, hospitais, clínicas, laboratórios e o SUS, inclusive. O ponto de partida desse movimento é a criação de uma unidade de negócios, resultado da aquisição da healthtech pernambucana T.I. Saúde, que já conecta, de imediato, 9 mil médicos. A meta é alcançar 150 mil novos médicos até 2026.
Hemocentro Itinerante
No Rio de Janeiro, a Drogarias Pacheco também realiza de maneira perene movimentos sociais importantes, como os mutirões de vacinação contra a gripe, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, que acontecem desde 2020 em comunidades carentes do Rio de Janeiro, como Rocinha e Cidade de Deus. Entre outras iniciativas de destaque estão o patrocínio à Orquestra Maré do Amanhã, um projeto que ensina música clássica às crianças e adolescentes do Complexo da Maré, na zona norte.
A empresa também incentiva, desde 2007, as doações de sangue, uma ação que, em 2021, ganhou escala com a instalação do Hemocentro Itinerante, um banco de sangue móvel em parceria com a startup social SAS Brasil. Foram mais de 1.200 doadores, 4.000 pessoas potencialmente beneficiadas e quase 600 litros de sangue coletados, começando pelo Rio de Janeiro e passando por Minas Gerais, Goiânia e o Distrito Federal.
Quanto à primeira loja, na Rua dos Andradas, ela foi inteiramente revitalizada em 2019. As obras se apoiaram em uma pesquisa no acervo do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), e o resultado é uma loja que proporciona aos moradores e turistas a experiência de visitar uma farmácia típica do século 19. Foi uma forma que a empresa encontrou de agradecer a acolhida da população carioca, que mantém uma relação centenária com a Drogarias Pacheco.
130 anos de história
Os momentos mais marcantes da Drogarias Pacheco
1892: Inauguração da primeira filial no Rio de Janeiro, na Rua dos Andradas, no centro.
1974: Drogarias Pacheco é a primeira rede do Rio de Janeiro a disponibilizar o autosserviço.
1981: Muda a sede para São Cristóvão, numa área de 15.000 m².
2001: A matriz da Drogarias Pacheco muda para a Presidente Dutra (RJ), agora para uma área com 56.000 m².
2011: Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo anunciam fusão e surge o Grupo DPSP.
2018: Lançamento das marcas exclusivas Ever Care e Vit Care.
2019: Revitalização da primeira loja da companhia.
2022: O Grupo DPSP inicia um investimento de R$ 500 milhões para democratizar a saúde no Brasil.