A força feminina está presente no maior festival de corridas de rua da América Latina. Para a edição deste ano, que deve ser acompanhada por 50 mil pessoas, a Maratona do Rio terá cinco mulheres formando seu time de embaixadores, com cada uma correndo uma distância diferente. Lelê Martins, a primeira mulher PCD a ser embaixadora, participa da prova dos 5km. Julia Sett corre os 21k e Rafa Arlotta, a prova dos 42km. Os 10km serão representados por Thais Pires. Já o Desafio da Cidade Maravilhosa terá Carol Sales correndo seus 63km. A Maratona do Rio 2022 acontece entre os dias 16 e 19 de junho. Com 35 mil inscritos, dos quais 46% são mulheres, as embaixadoras se uniram para dar dicas de preparação para o evento.
+ Prainha terá o primeiro quiosque do Rio com usina de energia solar
Thais Pires, por exemplo, lista entre as principais dicas evitar levar muitos itens pessoais, estar atento aos horários de largada para chegar com pelo menos uma hora de antecedência e ter cuidado com a hidratação: “Muita gente não se hidrata durante a prova com receio do acúmulo de líquido. Besteira. É muito importante que todos se hidratem”. A organização disponibilizará pontos de hidratação com água e isotônico a cada 3km, em média. “Água é bom para beber, jogar na cabeça e nos pulsos. O Rio de Janeiro é bem quente e por mais que não estejamos no verão, o sol ainda é um desafio enorme”, diz a atleta. A rotina de treinos de Thais leva sempre em consideração o limite do seu corpo. “Faço os treinamentos em dias intercalados com distancias que me deem possibilidade de treinar velocidade e constância e, assim, melhorar o meu ritmo”, finaliza Thais.
Já para Rafa Alortta, embaixadora da prova de 42km, é muito importante que as pessoas estudem o percurso antes da corrida. “Estude tudo para entender as voltas dos percursos, onde vai passar e, principalmente, onde são os pontos de hidratação. Assim você consegue adequar a sua suplementação aos pontos. Não vão faltar água, isotônico e muita energia para terminar bem a prova”, garante. Fã de corridas de longos percursos, Rafa, aposta em uma rotina bem intensas de treinos. Normalmente corre quatro vezes por semana longas distancias e intercala em duas vezes por semana musculação para um melhor preparo. “Faço fisioterapia preventiva, com soltura muscular, liberação e recuperação com botas. Isso sem falar no cuidado com alimentação, tendo um acompanhamento mensal com especialistas”, disse ela.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com patrocínio Master das marcas Michelob Ultra, Claro, Raízen e Cosan, Águas do Rio e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio, a Maratona do Rio 2022 é é uma produção da Spiridon e da Dream Factory. Para mais informações, basta acessar o site.