Ensaios técnicos na Sapucaí mexem com o trânsito e metrô estende horário
Neste domingo (29 ), estações Central e Praça Onze funcionam até meia-noite; esquema se repetirá nos próximos três fins de semana, até 12 de fevereiro
Com a realização dos ensaios técnicos das escolas de samba, a CET-Rio promove uma série de alterações no trânsito no entorno Sambódromo, no Centro. A exemplo do que aconteceu no fim de semana passado, as interdições começam a partir das 16h deste sábado (28), quando ensaiam quatro escolas da Série Ouro, e vão ocorrer também no domingo (29), dia reservado à Mocidade Independente de Padre Miguel e à Mangueira, do Grupo Especial. O esquema se repetirá nos próximos três fins de semana, até o dia 12 de fevereiro.
+ Feriadões devem movimentar mais de 2 bilhões de reais no Rio em 2023
Para atender público e foliões neste período, o MetrôRio estendeu seu horário de funcionamento até meia-noite aos domingos, nas estações Central e Praça Onze. As demais estações fecharão normalmente, às 23h, como de praxe neste dia da semana. Depois desse horário, elas só funcionarão para desembarque. Aos sábados de ensaios na Sapucaí, o funcionamento do sistema será mantido, das 5h à meia-noite.
Os ensaios técnicos começam às 20h e terminam às 23h30. Agentes de trânsito da Guarda Municipal e da CET-Rio vão orientar os motoristas nos dias de evento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Confira as principais alterações no trânsito
Interdições a partir das 16h:
– Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre a agulha localizada após a Rua Carmo Neto (altura dos Correios) e a Rua de Santana;
– Rua Benedito Hipólito, entre a Rua Carmo Neto e a Rua do Santana;
– Rua Afonso Cavalcanti, entre a Rua Amoroso Lima e a Rua Carmo Neto;
– Rua Marquês de Sapucaí, entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Salvador de Sá;
– Via de retorno sob a Avenida Trinta e Um de Março, próxima à Rua Benedito Hipólito, sentido Túnel Santa Bárbara;
– Alça de descida da Avenida Trinta e Um de Março para a Rua Benedito Hipólito, sentido Rua de Santana;
– Rua Haroldo de Andrade, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Benedito Hipólito;
– Rua Comandante Maurity, entre a Rua Benedito Hipólito e a Rua Júlio do Carmo.
Interdições a partir das 17h:
– Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Frei Caneca e a Rua Carmo Neto;
– Alça de descida da Avenida Trinta e Um de Março para a Avenida Salvador de Sá e o respectivo retorno;
– Via de ligação da Rua Frei Caneca, paralela à Praça da Apoteose, para a Avenida Salvador de Sá.
A liberação das vias está prevista para ocorrer entre 1h e 2h dos dias seguintes.
Desvios:
– Os veículos procedentes da Avenida Presidente Vargas em direção ao Túnel Santa Bárbara deverão adotar o seguinte percurso: Rua Carmo Neto, Rua Heitor Carrilho e Rua Frei Caneca até o acesso ao Viaduto 31 de Março;
– Os veículos procedentes do Centro e da Lapa com destino à Tijuca e Avenida Brasil serão desviados pela Rua Frei Caneca em direção ao Viaduto 31 de Março, onde deverão usar a alça de acesso à Avenida Presidente Vargas. Aos motoristas que estiverem nessa rota, recomenda-se seguir pela Praça da República ou pela Rua de Santana, a fim de acessar a Avenida Presidente Vargas antes do trecho impactado pelo evento.
Inversão de mão de direção:
Os veículos procedentes da Rua Afonso Cavalcanti serão desviados para a Rua Amoroso Lima, que terá a mão de direção invertida no trecho entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Av. Presidente Vargas.
Proibição de estacionamento:
Nos dias de evento, o estacionamento de veículos será proibido das 14h até as 2h dos dias subsequentes, nas seguintes vias:
– Rua Amoroso Lima;
– Rua Carmo Neto;
– Rua Frei Caneca.