Depois de anos guardadas no depósito de monumentos e chafarizes da prefeitura, as cinco esculturas que o arquiteto Oscar Niemeyer doou ao Rio em 2002 voltam restauradas ao Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon. As obras do mestre da arquitetura ficarão em exposição permanente nos locais pensados por ele, no jardim em frente à sede.
+ Ai, meu bolso! Preço do pedágio da Ponte Rio-Niterói vai ficar mais caro
Segundo o cronograma, a montagem da primeira obra, que se chama Violência, está prevista até o dia 29 de agosto, e as demais em sequência, até 6 de setembro. A primeira escultura pesa cerca de uma tonelada e tem 2,8 metros de altura, e foi transportada em caminhão guindaste.
O restauro, iniciado em março, contou com uma equipe de oito profissionais e incluiu etapas de desmontagem, remoção de trechos comprometidos devido à corrosão, higienização, tratamento anti-oxidação, aplicação de camada protetora, substituição das peças, pintura, transporte, instalação e montagem final.
A restauração e o retorno das esculturas ao local e origem fazem parte do projeto RevivaRio Parque Dois Irmãos, capitaneado pelo Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), em parceria com prefeitura e um pool de empresas patrocinadoras: Sistema Fecomércio RJ; Sesc; Senac; Klabin; Raízen; BTG Pactual; Instituto YDUQS; Estácio; e Shopping Leblon.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O projeto incluiu a reforma da sede do parque, banheiros, portões, guarita, nova sinalização, parquinho, academia da terceira idade e jardins. A inauguração está prevista para o dia 26 de setembro, com a presença de autoridades.